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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9999193


9999193

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AS MULHERES DESPROVIDAS DE LIBERDADE

Autores:
Tatiani Todero|enf.tatiani@hotmail.com|estudante|discente|estudante|udesc ; Juliana Coelho de Campos|julianacdecampos@gmail.com|enfermeira|enfermeira|mestranda|udesc ; Tatiani Maria Baptista Nunes||enfermeira|enfermeira|enfermeira|penitenciária Agrícola de Chapecó ; Denise Antunes de Azambuja Zocche|denise9704@gmail.com|enfermeira|enfermeira|professora|udesc

Resumo:
**LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM** A exclusão dos surdos do seu processo assistencial vincula-se a diversos fatores, tais como: dificuldades na comunicação nos serviços de saúde, e pela ausência de capacitação dos profissionais da saúde1. O não conhecimento de LIBRAS por parte dos enfermeiros é um problema iniciado durante a graduação, em razão de no Brasil ser legalizada como disciplina optativa2, conforme o Decreto 5.626 de 2005. Objetivo: descrever as opiniões dos bacharelandos de enfermagem acerca da Disciplina obrigatória de LIBRAS durante a sua formação. Método: pesquisa de campo quantitativo-descritiva e transversal. Utilizando amostra de 119 bacharelandos de enfermagem de uma determinada Faculdade de Alagoas, sendo aplicado um questionário fechado e realizado a estatística descritiva. Respeitando até o os princípios éticos pelo parecer nº.1.684.722 e o CAAE: 57020416.0.0000.5013, através da Plataforma Brasil e do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – (PLATBR/CEP/UFAL). Resultados: entre os entrevistados, 76% não conheciam LIBRAS antes de estudar na faculdade; 99% acham a Disciplina de LIBRAS importante e relevante; cerca de 87% explicitam que aulas são proveitosas, 67% pretendem se especializar em LIBRAS e 94% solicitam estágios com os surdos. Conclusão: LIBRAS como disciplina obrigatória na matriz curricular da IES teve impacto positivo na visão da maioria dos discentes. Em verdade, há importância para a formação profissional, pois, entre os Bacharelandos de Enfermagem a maioria teve o primeiro contato com LIBRAS na IES e já se comunicaram com algum surdo utilizando a linguagem aprendida, compreendendo a emissão comunicacional do surdo quase que totalmente. Contribuição para a Enfermagem: o instrumento LIBRAS ao ser ofertado enquanto disciplina do curso de graduação em Enfermagem obtém impacto positivo na perspectiva dos bacharelandos já que diminui satisfatoriamente a barreira de comunicação entre paciente e enfermeiro, promovendo uma assistência à saúde do surdo como um fator socioinclusivo.


Referências:
1. Castro SS, Lefèvre F, Lefèvre AMC, Cesar CLG. Acessibilidade aos serviços de saúde por pessoas com deficiência. Rev Saude Publica 2011;45(1):99-105. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n1/2073.pdf 2. Brasil. Presidente da República. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004/2006/2005/decreto/d5626.htm.