Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9969943


9969943

CIRURGIA SEGURA – AS DIFICULDADES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM COM O CHECKLIST

Autores:
Tayná Magalhães da Silva|taynamagalhaes17@gmail.com|estudante|discente|estudante|universidade Paulista ; Raquel Machado Cavalca Coutinho|raquel@unip.br|enfermeira|doutora|coordenadora Geral de Enfermagem|universidade Paulista

Resumo:
**Introdução: **As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF) determinam o currículo básico da formação do enfermeiro e norteiam a construção dos Projetos Pedagógicos (PP). Com o atual modelo saúde pública que visa uma assistência humanizada e integral ao indivíduo e comunidade, as universidades enfrentam o desafio de inserir disciplinas integradas no currículo com o propósito de fornecer aos estudantes a experiência do trabalho integrado desde a formação. **Objetivo: **Conhecer a percepção dos docentes sobre as disciplinas integradas na graduação de enfermagem. **Metodologia**: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes de enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Maceió-AL. Foi realizada pesquisa de campo com uso de entrevista semiestruturada e gravação das falas em áudio**. **As entrevistas e material produzido foram transcritos e analisados com a técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial. **Resultados: **Foram entrevistados nove docentes de enfermagem da Universidade em questão. Através da análise das entrevistas, surgiram as seguintes temáticas: _Contribuições_ - para os estudantes e docentes; _Limitações_ - obstáculos na implementação das disciplinas; e _Insatisfação_ - queixas sobre a organização dessas disciplinas.** Conclusões: **O processo de integração das disciplinas é um desafio. Embora seja uma experiência enriquecedora, é preciso um planejamento frequente e em conjunto (docente-discente) para melhoria da proposta.** Contribuições para a Enfermagem: **Disciplinas integradas estimulam o docente refletir sobre a sua contribuição na formação do estudante de enfermagem.


Referências:
Franco ECD, Soares AN, Bethony MFG. Currículo integrado no ensino superior em enfermagem: o que dizem os enfermeiros docentes. Enferm. Foco. 2016;7(1):33-6. Souza RS, Bethony MFG. Planejamento integrado do ensino na perspectiva de docentes de uma universidade federal. Enferm. Foco. 2016;7(2):62-6.