Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9960984


9960984

APLICAÇÃO DA ESCALA DE ELPO PARA PREVENÇÃO DE LESÕES POR POSICIONAMENTO CIRÚRGICO

Autores:
Cristiane de Souza Serafim|enfacrisserafim@gmail.com|enfermeira|mestranda|gerente de Centro Cirúrgico|hospital do Trabalhador

Resumo:
**Introdução: **O novo panorama de saúde pública no Brasil mostra a importância do trabalho com a participação de várias categorias profissionais na promoção e proteção da saúde e prevenção dos agravos. Desta forma, algumas universidades vêm propondo o ensino integrado entre diferentes cursos de saúde com o propósito de preparar o aluno para o trabalho interprofissional. **Objetivo: **Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre o Ensino Integrado e a Interprofissionalidade. **Metodologia**: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com docentes de enfermagem de uma instituição pública de ensino superior de Maceió-AL. Foi realizada entrevista com roteiro semiestruturado e gravação de áudio. O material foi transcrito e analisado, e organizado por temas, segundo a técnica de Análise de Conteúdo. **Resultados: **As temáticas encontradas nas falas dos nove docentes entrevistados foram: _As contribuições do ensino interprofissional_ - para a formação dos estudantes de enfermagem e docentes; _Visão limitada do que seria o ensino interprofissional_ – docentes de disciplinas específicas da formação geralmente não participam das disciplinas interprofissionais; e _Outros caminhos para o trabalho interprofissional_ – atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes com estudantes de outros cursos. **Conclusões: **Percebe-se, que o ensino interprofissional contribui para o trabalho em equipe e interdisciplinar dos estudantes, porém os docentes de enfermagem de disciplinas mais técnicas acabam por não participar desse processo.**  Contribuições para a Enfermagem: **A interprofissionalidade permite ao estudante de enfermagem uma visão mais ampla da assistência.


Referências:
Aguiar-da-Silva RH, Scapin LT, Batista NA. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2011;16(1):167-184. Costa MV. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2016;20(1):197-198.