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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9927557


9927557

PERFIL DE PACIENTES DO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA BASEADO NA CONSULTA DE ENFERMAGEM

Autores:
Isana Regina Bueno Canto|isanil950@gmail.com|enfermeira|especialista Em Cardiovascular|coordenadora do Serviço Hemodinâmico|hospital São Vicente ; Francieli Bisinelli Santana|gerente.enfermagem@hospitalsaovicente.com.br|enfermeira|especialista Em Qualidade E Segurança do Cuidado Ao Paciente|gerente Assistencial|hospital São Vicente ; Alitheia Karla da Silva|alitheiakarla@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Adolescência, Pediatria E Neonatologia|enfermeira Assistencial|hospital São Vicente

Resumo:
**ÉTICA E BIOÉTICA PARA O PROCESSO DE CUIDAR: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES** **INTRODUÇÃO: **O ensino da Ética/ Bioética mostra-se como mecanismo necessário, para que os graduandos em Enfermagem reflitam a respeito da realidade diária e das questões morais que permeiam sua prática1. **OBJETIVOS: **Analisar, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem do estado do Maranhão, o ensino da Ética e Bioética para o processo de cuidar. **METODOLOGIA: **Estudo documental que analisou o ensino da Ética e Bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem de duas instituições públicas, federal e estadual, do estado do Maranhão. **RESULTADOS: **Ensino da Ética e Bioética no quarto período**. **Carga horária: estadual 60 h do total de 4.290h do curso; federal 45 h do total de 4.396h do curso. **CONCLUSÃO: **O ensino da Ética e Bioética nessas instituições continua pautado no modelo predominantemente tradicionalista, centrado em uma concepção normativa, supervalorizando as normas e códigos e atrelado ao ensino da legislação para o exercício profissional. **IMPLICAÇÕES À ENFERMAGEM: **Essa realidade necessita de mudanças no ensino de Ética e Bioética nos cursos de graduação em Enfermagem dessas instituições, trazendo esse ensino para o contexto das outras disciplinas, e não somente durante a disciplina e carga horária específica prevista na matriz. É neste sentido que esta pesquisa busca contribuir para o avanço da Enfermagem ao demonstrar a necessidade de adequação das matrizes para que o ensino de Ética e Bioética seja desenvolvido de maneira contextualizada durante todo o curso, proporcionando uma melhor atuação das enfermeiras frente a dilemas éticos e bioéticos do processo de cuidar. **DESCRITORES: **Ensino. Enfermagem. **REFERÊNCIAS: **1- Mascarenhas NB, Rosa DOS. Ensino da Bioética na formação do enfermeiro: interface com a bibliografia adotada. Acta Paul Enferm. 2010; 23(3): 392-8.


Referências:
1- Mascarenhas NB, Rosa DOS. Ensino da Bioética na formação do enfermeiro: interface com a bibliografia adotada. Acta Paul Enferm. 2010; 23(3): 392-8.