Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9900424


9900424

A socialidade do trabalho assistencial de Enfermagem: um ensaio sobre o papel da Enfermagem no capitalismo

Autores:
Rodrigo Nogueira da Silva|rodrigonogueira.eean@gmail.com|estudante de Doutorado|mestre Em Enfermagem|doutorando Em Enfermagem|escola de Enfermagem Anna Nery

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Hemodiálise é a forma de tratamento mais eficaz para os pacientes que estão no ultimo estagio da doença renal crônica. Esse procedimento é de extrema importância para pacientes em quadro crônico da doença, além de ser o tratamento mais indicado para patologia. A solução definitiva seria a substituição dos rins prejudicados por outros em condições normais de funcionamento, isto é, dependendo do quadro clinico do paciente. **OBJETIVO:** Descrever a importância da enfermagem no quadro clinico dos pacientes em hemodiálise, especificamente no ultimo estagio da doença renal crônico. **MÉTODOS:** Pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e classificada como método descritivo através do levantamento de dados secundários, livros, artigos, revistas cientificas, manuais e sites governamentais. **RESULTADOS: **Foi possível observar como é importante uma boa alimentação e acompanhamento médico, principalmente após a detecção da doença renal, pois o paciente vai requerer tratamento integral, onde o enfermeiro que será responsável por todo o cuidado em acompanhar o mesmo. Levando-se em conta tudo que foi observado, percebe-se o quão importante e necessário o enfermeiro é neste processo, mediante as habilidades desenvolvidas em sua formação, atividades de cuidado tanto na prevenção como durante e pós tratamento, contribuindo significativamente para a promoção da qualidade da vida humana. **CONCLUSÃO**: Concluiu-se que o profissional de enfermagem está diretamente ligado as ações de cuidados, pois a complexidade do procedimento carece de extrema atenção e acompanhamento no quadro clínico do paciente, uma vez que o enfermeiro necessita está presente antes, durante e depois do tratamento, dando assistência enquanto o paciente dialisa até ajudá-lo a compreender as modificações do seu estado de vida.


Referências:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2005. BIALESKI, A. B.; CÔRREA, J. B. H. As Funções da Enfermeira no Serviço de Hemodiálise. 1999. Monografia (Especialização) - UFRGS, Porto Alegre, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Diário Oficial, Resolução RDC n º 154, de 15 de junho de 2004. Censo de diálise SBN 2011. Sociedade Brasileira de Nefrologia [Acessado em: 03 de outubro de 2017]. Disponível em: http:// www.sbn.org.br Enfermagem.Estudo.Reciclagem profissional – Saúde.Trabalhadores em saúde .Cruz, Solange Cezário Gomes Ribeiro. Oliveira, Solange de Carvalho.Matsui, Tomoko. V. Fundação de desenvolvimento Administrativo –FUNDAP. FERMI, MRV. Diálise para Enfermagem: Guia Prático. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. GUERRA, Mônica Martins Guimarães. Entre o tratamento conservador e a hemodiálise: implicações para a prática de enfermagem em nefrologia, Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. INSTITUTO BELCZAK CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR. Disponível em: http://www.institutoendovascular.com.br/doencas-vasculares/fistula-para-hemodialise/. Acesso em: 20 de mar. 2017. JUNQUEIRA, L.C., CARNEIRO, J. Histologia básica. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. p.427. KARKAR A. Modalities of Hemodialysis: Quality Improvement. Saudi J Kidney Dis Transpl. 2012. Lameire N, Van Biesen W. Epidemiology of peritoneal dialysis: a story of believers and nonbelievers, 2010. LIMA, E. X.; SANTOS, I. Atualização em Enfermagem em Nefrologia. Rio de Janeiro: SOBEN, 2004. Lira, Ana Luiza Brandão de Carvalho. Artigo. www.revistarene.com.br 2014. MACHADO, Gabriela Rocha Garcia; PINHATI, Fernanda Romanholi. Tratamento de diálise em pacientes com insuficiência renal crônica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 26, p. 137-148, dez. 2014. MANUAL de Diálise/Nefrologia HGV-PI/ Atualização março 2012. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. 4. ed. revista e ampliada. São Paulo. Atlas, 2006.