Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9900152


9900152

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA TRABALHAR COM SAÚDE DO ADOLESCENTE

Autores:
Emanuella Soares Fraga Emanuella|manusff@yahoo.com.br|estudante de Pós-graduação|mestranda Em Saúde Coletiva Pela Universidade Estadual de Feira de Santana|enfermeira Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia|universidade Estadual

Resumo:
A hanseníase é considerada uma doença crônica e permanece como um problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi descrever as ações para controle e prevenção da hanseníase desenvolvidas pela equipe de um serviço de referência da 5ª Regional de Saúde do Paraná, Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Participaram os seis profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento às pessoas afetadas pela hanseníase. Os dados foram coletados, entre junho e agosto de 2017, por meio de entrevista e analisados pela análise de conteúdo. Os resultados revelam ênfase das ações na divulgação de informações sobre a hanseníase, tanto para a população quanto para os demais profissionais de saúde. Entre as ações desenvolvidas destinadas à população, foram citadas atividades em dias de campanhas, coincidindo em geral com o dia nacional de conscientização da hanseníase, palestras e teatros nas escolas e distribuição de panfletos informativos. Para os profissionais são oferecidos treinamentos para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos da rede municipal de Atenção Básica à Saúde. Cabe ressaltar os casos não detectados nem tratados, os quais ameaçam ainda mais a eliminação da hanseníase, reforçando a necessidade de implementação de estratégias mais efetivas de controle e prevenção.


Referências:
1. Araújo LS. et al. Ações de Enfermagem na prevenção e controle da hanseníase: uma revisão integrativa. Rev Enferm UFPI. 2016 Abr-Jun;5(2):69-74. 2. Cecilio LCO. Apontamentos teórico-conceituais sobre processos avaliativos considerando as múltiplas dimensões da gestão do cuidado em saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2011;15(37):589-599. 3. Rodrigues FF et al. Knowledge and practice of the nurse about leprosy: actions of control and elimination. Rev Bras Enferm. 2015;68(2):271-7. 4. Tiwari A, Richardus JH. Investment case concepts in leprosy elimination: A systematic review. Leprosy Review. 2016 Mar;87(1):2-22. 5. World Health Organization. Global Leprosy Strategy: Accelerating towards a leprosy-free world. WHO: 2016.