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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9887784


9887784

SUPERVISÃO CLÍNICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PORTUGUESAS PARA O ENSINO BRASILEIRO.

Autores:
Larissa Sapucaia Ferreira Esteves|larissasapucaiaesteves@gmail.com|enfermeira|doutoranda|docente|unifesp - Unoeste ; Isabel Cristina Kowal Olm Cunha|isabelcunha@unifesp.br|enfermeira|livre Docente|professora Associada Livre Docente Aposentada do Departamento de Administração Em Serviços de Saúde E Enfermagem|unifesp ; Elena Bohomol|ebohomol@unifesp.br|enfermeira|livre Docente|professora Adjunta do Departamento de Administração Em Serviços de Saúde E Enfermagem|unifesp ; Margarida Reis Santos|mrs@esenf.pt|enfermeira|doutora|professor Coordenador|escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal

Resumo:
**Introdução:** A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método utilizado para organização do trabalho do Enfermeiro1,2. Apesar de sua relevância, são observadas dificuldades para implementá-la, culminando na necessidade de criação de soluções que aprimorem essa prática e adéquem-na ao ambiente de trabalho1. A educação em saúde tem o intuito de orientar os profissionais, minimizar o tecnicismo e criar modelos assistenciais voltados para qualidade2. **Objetivo:** Analisar, em publicações científicas, as repercussões sobre a implementação da SAE e uso de estratégias educativas para auxiliá-la. **Métodos:** Realizada revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando artigos disponíveis nas bases de dados, no período de 2008-2018, selecionando 22 artigos mediante os critérios de inclusão. **Resultados:** A literatura aponta entre dificuldades para implementação da SAE a sobrecarga de trabalho, conhecimentos insuficientes, falta de interesse e/ou adesão dos profissionais, falhas na comunicação e outras. Nesse ínterim, dentre as estratégias para contorná-las e promover potencialidades para adequação da ferramenta à realidade dos serviços, evidenciam-se uso de métodos educacionais, como criação de protocolos, capacitação da equipe e melhorias na comunicação. **Considerações:** A implantação de estratégias que viabilizem o uso da SAE é determinante para manutenção da qualidade assistencial. Assim, a educação em saúde contribui para quebra dos impeditivos para seu uso nas diversas instituições.


Referências:
SILVA, E.G.C. et a . O conhecimento do enfermeiro sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem: da teoria à prática. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. 6, p. 1380-1386, Dec. 2011 REMIZOSKI, J.; ROCHA, M.M.; VALL, J. Dificuldade na implantação da sistematização da assistência de enfermagem: uma revisão teórica. Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba, v. 3, p. 1-14, 2010.