Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9878279


9878279

Eletroconvulsoterapia segundo a equipe de enfermagem no Instituto Municipal Nise da Silveira na década de 1980

Autores:
Juliana Cabral da Silva Guimarães|julianaguica@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira|escola de Enfermagem Anna Nery/universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
**AUTONOMIA DAS MULHERES SOBRE A ESCOLHA DA VIA DE PARTO EM UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ.******* Gabriela Manfio Cavalcante[1] Talita Vidotte Costa[2] **Introdução: **Estudos demonstram que a demanda por cesariana esta aumentando atualmente. No entanto, é importante frisar que nem sempre esta modalidade de parto, reflete sobre o desejo da mulher quanto escolha desta via1.** Objetivo**: Delinear o perfil epidemiológico de puérperas atendidas em uma maternidade do norte do Paraná. **Metodologia:** estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre os meses de agosto a dezembro de 2017, através dos Formulários de Nascidos Vivos e visita domiciliar. Estes foram tabulados e analisados por meio do Excel 2016, obtendo resultados por frequência relativa. A pesquisa obteve parecer favorável (CAAE: 68888317.7.0000.8123) do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos. **Resultados:** Das 91 entrevistas realizadas com as puérperas, 35,2% tinham de 18 a 23 anos, 46,2% eram casadas, 56,0% referiram ter o ensino médio completo e 54,9% recebiam um salário mínimo. Referente as consultas pré-natal, 89,0% realizaram mais que sete. Relativo ao parto, 95,6% tiveram seus filhos a termo, 92,3% não apresentaram patologia durante a gestação, 62,6% dos partos foram cesarianas e destas, 55,0% mencionaram que queriam esta via. **Considerações finais: **Como observado, mesmo com os investimentos de políticas para a realização do parto normal, verificou-se que entre as mulheres a cesariana ainda é a via de escolha prioritária. Cabe a enfermagem esclarecer durante o pré-natal os pontos positivos acerca do parto vaginal para que as mesmas possam desmistificar alguns tabus estabelecidos culturalmente na sociedade. **Descritores:** gestante; informação; autonomia. **Referencias:** 1. Roveri L.L.; Fonseca M. R. C. Fatores que influenciam a gestante na escolha do tipo de parto em uma maternidade no interior de São Paulo. **Rev. Saúde Jundiaí.** 2016:10(3), 1-14. * * * * Pesquisa subsidiada pela Fundação Araucária. [1] Discente de enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná. E-mail: gabrielacavalcante@hotmail.com. [2] Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná.


Referências:
1. Roveri L.L.; Fonseca M. R. C. Fatores que influenciam a gestante na escolha do tipo de parto em uma maternidade no interior de São Paulo. Rev. Saúde Jundiaí. 2016:10(3), 1-14.