Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9869280


9869280

AVALIAÇÃO DO ACESSO NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIO DE JANEIRO

Autores:
Aline do Amaral Zils Costa|aline.zils@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|escola de Enfermagem Anna Nery (ufrj) ; Maria Helena Barcelos Pereira|helena_barcelos@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|enfermeira|escola de Enfermagem Anna Nery (ufrj)

Resumo:
**IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL** Alessandra Ramada da Matta [1] **INTRODUÇÃO/OBJETIVO:** O Plano Nacional de Assistência Estudantil/PNAES – tem a finalidade de ampliar as condições de permanência dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Tendo como um eixo de ação: a atenção à saúde.1 Contempla, prioritariamente, estudantes da rede pública de ensino e/ou renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.2 Na Unifesp, a Pró - Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE, tem um Núcleo de Apoio ao Estudante/NAE, em cada _campus_, com finalidade de implementar as diretrizes do PNAES. O _campus_ Osasco/Unifesp, surgiu em 2011, a Enfermeira, passou a integrar em 2015, com atribuições voltadas para prevenção e promoção em saúde, a fim de, contribuir para permanência e corroborar para que os estudantes concluam o Ensino Superior.** MÉTODO**: Relato de experiência da Enfermeira, do NAE _campus_ Osasco/UNIFESP, sobre os atendimentos voltados a atenção à saúde dos estudantes. **RESULTADOS:** Entre 2015 e 2017, foram atendidos cerca de 250 estudantes, por variadas demandas. Os atendimentos compreenderam em acolher, fazer orientações e quando necessários encaminhamentos para locais especializados. Cerca de 20% desses atendimentos corresponderam aos estudantes considerados prioritários no PNAES.** CONCLUSÃO:** Concluímos que os atendimentos voltados para a atenção à saúde dos estudantes, do _campus_ Osasco, corroboram com a política de assistência estudantil e com a permanência dos estudantes. **IMPLICAÇÕES: **Importante papel na viabilização da Política de Assistência Estudantil e contribuição para permanência e conclusão dos estudantes do Ensino Superior. **REFERÊNCIAS:** 1.BRASIL. Portaria Normativa Nº 39, de 12 de Dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União – 13/12/07 – Seção 1 2.BRASIL. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União - 20/7/2010 - Seção 1 **DESCRITORES**: Enfermagem, Saúde, Estudantes **EIXO TEMÁTICO:** Eixo 2 - Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde. 1 Enfermeira. Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica. Enfermeira do Núcleo de Apoio ao Estudante/NAE da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - _campus_ Osasco. E-mail: [aleramada@hotmail.com](mailto:aleramada@hotmail.com)


Referências:
1.BRASIL. Portaria Normativa Nº 39, de 12 de Dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União – 13/12/07 – Seção 1 2.BRASIL. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União - 20/7/2010 - Seção 1