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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9813384


9813384

MUDANÇAS NO COTIDIANO DOS PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Autores:
Marite Inez Argenta|argenta.marite@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|centro Universitário Estácio Santa Catarina ; Alessandra Silveira Lemos|argenta.marite@gmail.com|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem|estudante|centro Universitário Estácio de Sá ; Janaine Maria Laureano|argenta.marite@gmail.com|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem|centro Universitário Estácio Santa Catarina ; Marli de Fátima Martins|argenta.marite@gmail.com|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem

Resumo:
Introdução: O estágio de docência é uma atividade curricular direcionada a estudantes de pós-graduação stricto sensu, obrigatória a alunos bolsistas. O estágio vem ao encontro do conhecimento que tem se tornado um recurso fundamental em constante evolução e transformação. Vivemos em uma sociedade que exige a capacidade de  reflexão crítica acerca da realidade e tomada de decisões em situações simples ou complexas, adequando as ações aos nossos resultados. Objetivo: Relatar a experiência do estágio docência realizado no Hospital Nereu Ramos/SC, na disciplina intitulada "cuidado no processo de viver humano I -  Condição Clínica de Saúde", oferecida na quarta fase do curso de graduação em enfermagem da UFSC. Metodologia: Consiste na descrição de uma experiência, do estágio docência de uma estudante do Curso de mestrado da UFSC, no segundo semestre de 2017. Resultados: O estágio oportunizou o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do bloco teórico, juntamente com a aplicação e execução da Sistematização da Assistência em Enfermagem na Unidade de Clínica Médica e acompanhamento diário das atividades teórico práticas dos estudantes. Conclusões: O estágio de docência é parte integrante da formação da pós-graduação, ele possibilita a aquisição de experiência docente, favorecendo a melhoria do desempenho dos estudantes do curso de mestrado, troca de experiência profissional e permitindo a articulação da graduação com a pós-graduação. A vivência possibilitou a ampliação de conhecimento, demonstrando extrema importância de oferecer uma visão ampliada da prática em docência para o pós-graduando, proporcionando uma nova perspectiva ao futuro docente.


Referências:
1. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretrizes para implantação do estágio de docência na graduação. Anexo do Ofício Circular n.º 028/99/PR/CAPES. 2. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Resolução n.º 013/00, de 27 de abril de 2000. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 27 abr 2000; Seção 1. 3. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 76, de 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 14 abr 2010; Seção 1. 4. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 52, de 26 de setembro de 2002. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 26 set 2002; Seção 1.