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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9809991


9809991

Atuação da enfermeira no cuidado aos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes

Autores:
Deisi Cristine Forlin Benedet|deisiforlin@ufpr.br|enfermeira Obstétrica|mestre Em Ciências Pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná|universidade Federal ; Andrea Cristina de Morais Chaves Thuler|dedeachaves@yahoo.com.br|enfermeira Obstétrica|mestre Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Paraná|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná|universidade Federal do

Resumo:
**Introdução:** O estágio de docência no _stricto sensu _é considerado como parte integrante para a formação do pós-graduando, ampliando a qualidade na formação dos futuros professores com aproximação da realidade. Suscitou-se como questão: Quais as contribuições da disciplina de Estágio Docente para formação do enfermeiro na pós-graduação _stricto sensu_? **Objetivo:** Refletir sobre as contribuições da disciplina estágio de docência no _stricto sensu _para formação pedagógica_. _**Metodologia**: Relato de experiência das discentes da disciplina Estágio de Docência, do _stricto sensu_ em enfermagem da Universidade Federal do Paraná, no período de março a julho 2017. Consistiu no exercício da prática docente com estudantes de graduação em enfermagem por meio de atividades dirigidas pelas professoras da disciplina e supervisão da orientadora. Os registros da experiência contemplaram a reflexão sobre a dinâmica de atividades teórico-práticas e a busca pelo desenvolvimento de competência na aplicação de metodologias de aprendizagem1. **Resultados:** Realizou-se atividades na graduação em enfermagem com elaboração e apresentação de aula teórica; co-orientação e participação em banca de monografias e acompanhamento de estágio. Como contribuições, a prática docente possibilitou o desenvolvimento de competências/habilidades de como organizar uma disciplina, aprimoramento da comunicação, relação interpessoal, postura profissional, ética e comprometimento. A constante pesquisa evidenciou que ensino, pesquisa e assistência são indissociáveis. **Conclusão: **Cursar a disciplina de Estágio de docência é relevante para a formação do pós-graduando no exercício da tomada de decisão, e no enfrentamento e resolução de conflitos. **Contribuições/implicações: **Notar as fragilidades e potencialidades do processo ensino-aprendizagem por meio da avaliação. A auto-avaliação torna o mestrando, agente de mudança, fortalecendo a transformação de um ensino e troca de conhecimento recíproco entre os atores.


Referências:
1. Loewenwall M, Nimtz MA. Plano de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR), 2017.