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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9806241


9806241

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Munah Najeh Saleh Ahmad Maruf|munah_saleh@hotmail.com|estudante|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Franciscana ; Marciele França Dann||estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana ; Jessica Morais da Silva Paim||estudante|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Franciscana ; Keity Laís Siepmann Soccol||profissional|doutora Em Enfermagem|professora de Enfermagem|universidade Franciscana ; Bibiana Sales Antunes|bibianaantunes@hotmail.com|profissional|mestra Em Enfermagem|professora de Enfermagem|universidade Franciscana ; Regina Gema Santini Costenaro|reginacostenaro@gmail.com|profissional|doutora Em Enfermagem|professora de Enfermagem|universidade Franciscana

Resumo:
**Objetivo:** Desenvolver processo de cuidado gerontológico de enfermagem junto aos idosos com doença de Parkinson visando à promoção da saúde, por meio da criação de gerontotecnologias para prevenção de quedas. **Método**: Utilizou-se como trajeto metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial, para construção e aplicação de material educativo: cartilha e jogos da memória. Seguiram as diretrizes da Resolução 466/2012, ocorreu de fevereiro a outubro de 2017, contou com a participação de nove idosos com a doença de Parkinson. A construção das gerontotecnologias desenvolveu-se mediante avaliação clínica, através de escalas; entrevista semi-estruturada gravada; e oficinas. **Resultados**: A aplicação da gerontotecnologia resultou por parte dos idosos em: autocuidado; empoderamento e conhecimento através do jogo. Por meio dos jogos da memória, revelando interesse em mudança de conduta, independência e apr endizage m, além de servir como instrumento facilitador do cuidado. **Conclusão**: As gerontotecnologias apresentaram-se como instrumento lúdico e inovador para o processo de cuidado gerontológico de enfermagem.


Referências:
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