9789512 | A AUTOPERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS-LÍDERES SOBRE O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA COACHING EM ONCOLOGIA | Autores: Nádia Fontoura Sanhudo|nadiasanhudo@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Amanda Pacheco de Oliveira|amanda_poliveira@hotmail.com|enfermeira|graduação|estudante|universidade Federal de Juiz de Fora ; Bruna de Castro Ornellas|bruna.ornellas@hotmail.com|enfermeira|especialista|mestranda|universidade Federal de Juiz de Fora ; Beatriz Francisco Farah|b-farah@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Herica Silva Dutra|enfherica@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo: A determinação dos sinais vitais (SV) é uma das responsabilidades básicas da
enfermagem. Tem-se estabelecimento padrões basais, assim como observa
disposições, identifica problemas fisiológicos, e monitora resposta do
paciente ao tratamento. O relato visa conhecer técnica de verificação dos
sinais vitais em aula prática pelo acadêmico de enfermagem. Trata-se de relato
de experiência, a partir do ensino aprendizado em aula prática, em uma
instituição de ensino superior, na região metropolitana gaúcha. Aluno com
conhecimento (teórico) prévio sobre os SV, visto acesso ao conteúdo em
semestre anterior. No laboratório de prática: seguimento regulamento de acesso
e permanência nas instalações; higienização mãos; recapitulação do tema e
demonstração prática pelo docente e/ou leitura da execução do procedimento.
Alunos solicitados e orientados a verificarem sinais vitais nos colegas, em
duplas. Identificação/constatação divergência, bilateralmente, valores na
temperatura axilar. Verificação do pulso periférico, nem sempre fácil detectar
e contar os batimentos, tanto quanto descrever a frequência/característica. A
respiração demanda “artimanhas”/manobras para serem verificadas as incursões
respiratórias no colega. Verificação da pressão arterial (PA), sendo esta a
mais esperada e solicitada pelo aluno, assim como, a mais difícil, e em
especial para um primeiro contato, ou mesmo adaptação a técnica de verificação
para quem já está acostumado e em desacordo a diretriz orientadora. Introdução
da verificação e controle da dor e a descrição “caloi”. Identificação dos
diagnósticos de enfermagem frente as alterações e o resultado e/ou
intervenções de enfermagem a serem adotadas. A cada aula, seguir verificando
os SV, em especial a PA. Considera-se o controle dos SV importante, visto
necessidade em saber-se os valores para conduções diagnósticas e terapêuticas.
Sendo assim compete ao docente ensinar com precisão a técnica e elencar a
importância dos achados para conduções futuras. Faz parte confirmar o
aprendizado e valorização do saber do aluno visto critérios de avaliação da
aprendizagem.
Referências: 1. PEREIRA, Francisco Gilberto Fernandes et al. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Rev. Gaúcha Enferm, Porto Alegre , v. 37, n. 2, e59015, 2016 . Disponível em . acesso em 29 mar. 2018. Epub 23-Jun-2016. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.59015.
2. PUGGINA, Ana Claudia Giesbrecht; SILVA, Maria Julia Paes da. Pacientes com desordem de consciência: respostas vitais, faciais e musculares frente música ou mensagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 68, n. 1, p. 102-110, fev. 2015 . Disponível em . acesso em 29 mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680114p. |