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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9789512


9789512

A AUTOPERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS-LÍDERES SOBRE O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA COACHING EM ONCOLOGIA

Autores:
Nádia Fontoura Sanhudo|nadiasanhudo@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Amanda Pacheco de Oliveira|amanda_poliveira@hotmail.com|enfermeira|graduação|estudante|universidade Federal de Juiz de Fora ; Bruna de Castro Ornellas|bruna.ornellas@hotmail.com|enfermeira|especialista|mestranda|universidade Federal de Juiz de Fora ; Beatriz Francisco Farah|b-farah@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Herica Silva Dutra|enfherica@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo:
A determinação dos sinais vitais (SV) é uma das responsabilidades básicas da enfermagem.  Tem-se estabelecimento padrões basais, assim como observa disposições, identifica problemas fisiológicos, e monitora resposta do paciente ao tratamento. O relato visa conhecer técnica de verificação dos sinais vitais em aula prática pelo acadêmico de enfermagem. Trata-se de relato de experiência, a partir do ensino aprendizado em aula prática, em uma instituição de ensino superior, na região metropolitana gaúcha. Aluno com conhecimento (teórico) prévio sobre os SV, visto acesso ao conteúdo em semestre anterior. No laboratório de prática: seguimento regulamento de acesso e permanência nas instalações; higienização mãos; recapitulação do tema e demonstração prática pelo docente e/ou leitura da execução do procedimento. Alunos solicitados e orientados a verificarem sinais vitais nos colegas, em duplas. Identificação/constatação divergência, bilateralmente, valores na temperatura axilar. Verificação do pulso periférico, nem sempre fácil detectar e contar os batimentos, tanto quanto descrever a frequência/característica. A respiração demanda “artimanhas”/manobras para serem verificadas as incursões respiratórias no colega. Verificação da pressão arterial (PA), sendo esta a mais esperada e solicitada pelo aluno, assim como, a mais difícil, e em especial para um primeiro contato, ou mesmo adaptação a técnica de verificação para quem já está acostumado e em desacordo a diretriz orientadora. Introdução da verificação e controle da dor e a descrição “caloi”. Identificação dos diagnósticos de enfermagem frente as alterações e o resultado e/ou intervenções de enfermagem a serem adotadas. A cada aula, seguir verificando os SV, em especial a PA. Considera-se o controle dos SV importante, visto necessidade em saber-se os valores para conduções diagnósticas e terapêuticas. Sendo assim compete ao docente ensinar com precisão a técnica e elencar a importância dos achados para conduções futuras. Faz parte confirmar o aprendizado e valorização do saber do aluno visto critérios de avaliação da aprendizagem.


Referências:
1. PEREIRA, Francisco Gilberto Fernandes et al. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Rev. Gaúcha Enferm, Porto Alegre , v. 37, n. 2, e59015, 2016 . Disponível em . acesso em 29 mar. 2018. Epub 23-Jun-2016. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.59015. 2. PUGGINA, Ana Claudia Giesbrecht; SILVA, Maria Julia Paes da. Pacientes com desordem de consciência: respostas vitais, faciais e musculares frente música ou mensagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 68, n. 1, p. 102-110, fev. 2015 . Disponível em . acesso em 29 mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680114p.