9782793 | QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS | Autores: Samir Gabriel Vasconcelos Azevedo|gabrielartpop18@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica|universidade Estadual do Vale do Acaraú ; Ana Patrícia Firmino|anapatricia.enfer@gmail.com|enfermeira|pós-graduanda Em Obstetrícia|enfermeira da Estratégia Saúde da Família|centro Universitário Inta ; Francisca Alanny Rocha Aguiar|alannyrocha2009@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde da Família|docente do Centro Universitário Inta|centro Universitário Inta ; Jamylle Lucas Diniz|jamylledz@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|acadêmica|universidade Estadual do Vale do Acaraú ; Vitória Lídia Pereira Sousa|vitorialidia05@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|bolsista do Programa Bolsa Universidade|universidade Estadual do Vale do Acaraú |
Resumo: Introdução: O curso de Graduação em Enfermagem tem por finalidade a formação
generalista, possuindo uma grade curricular voltada para o conhecimento
teórico-prático. Entretanto, muitos acadêmicos, ao ingressar na graduação,
nunca tiveram contato com o ambiente onde atuarão, tendo esta oportunidade
apenas ao iniciarem as atividades práticas¹. Objetivo: Descrever a experiência
de acadêmicos de enfermagem diante o primeiro contato com o ambiente
hospitalar. Método: Relato de experiência a partir de visitas realizadas em
maio de 2018 ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), oportunizada
pela disciplina de Enfermagem e as Políticas Públicas no primeiro semestre de
graduação da Universidade Federal de Santa Maria. **Resultados:** A atividade
proporcionou um misto de sentimentos nos acadêmicos envolvidos, devido as
diferentes demandas de pacientes que estavam internados nas unidades, cada um
com a sua eventualidade, porém, todos com a mesma necessidade, o cuidado.
Alguns acadêmicos acreditavam que pelo HUSM ser um hospital público seria
possível encontrar algumas falhas, no entanto, isso não foi observado.**
**Conclusões: Ao serem integrados no universo hospitalar ainda no primeiro
semestre de graduação, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os
cenários no qual futuramente estarão inseridos e assim, foi possível sanar
dúvidas existentes no início da graduação, como exemplo, os locais de possível
atuação da enfermagem. Contribuições para a Enfermagem: A familiarização com o
ambiente hospitalar já no primeiro semestre da graduação, pode instigar a
reflexão dos futuros enfermeiros acerca deste cenário e amenizar o impacto e
estranhamento dos contatos iniciais com paciente hospitalizado.
Referências: 1 Alves EA, Cogo AL. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar. Rev. Gaúcha de Enferm. [Internet]. 2014 [acesso em 2018 set 19];35 (1): 1-8. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/42870/28943 |