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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9781554


9781554

OSTEOGÊNESE IMPERFEITA EM PEDIATRIA: Relato de caso

Autores:
Cheila Mara Freu|cheilamarafreu@yahoo.com.br|estudante de Pós Graduação|mestranda do Curso de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestranda do Curso de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|ufsc ; Leandro Matos|matos.le@hotmail.com|mestrando de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestrando de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestrando de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|ufsc ; Liziane Conceição Goulart Boff|liziane.floripa@gmail.com|mestranda de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestranda do Curso de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestranda de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem ; Viviane Muller|vi_vivianemuller@yahoo.com.br|mestrando de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestranda do Curso de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|mestranda do Curso de Pós Graduação Gestão do Cuidado Em Enfermagem|ufsc

Resumo:
Os Centros de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi) são serviços de atenção substitutivo no contexto da saúde mental, em que a enfermeira encontra-se inserida em âmbito interdisciplinar, com o desafio de implicar bases teóricas e assistenciais, que ofertem subsídios a (re) definição papel profissional e fortalecimento das propostas psicossociais. Desta feita, buscamos descrever e saberes e práticas das enfermeiras aplicadas à criança/adolescente em sofrimento psíquico e família. Estudo constituinte de uma construção final de pesquisa-tese de doutorado em que, do ponto de vista teórico, utilizou o referencial do _Tidal Model, _elaborado por Phil Barker e Buchanan-Barker. Em congruência, o enfoque metodológico foi à abordagem qualitativa, delineada pela Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O campo da pesquisa foram dois CAPSi da cidade de Fortaleza-CE. Os participantes foram as enfermeiras que atuavam há quatro meses ou mais nos CAPSi, sendo envolvidos na imersão do estudo, por meio do preenchimento de formulário e diálogos, direcionados por entrevista semiestruturada e encontros educativos. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo temático, sendo compreendidas, ao dar voz às enfermeiras. Aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, nº 1613513. Os resultados evidenciam a experiência das enfermeiras com o trabalho em equipe, em núcleo de conhecimento, com o desvelar do “Navegar” da enfermeira e seu papel profissional, com estratégias utilizadas no atendimento em CAPSi,  inclusão da família e atuação na construção do Projeto Terapêutico Singular, fomentando a discussão e a reflexão sobre o arsenal de saberes que embasam sua prática na saúde mental infanto-juvenil. Foi possível, promover o protagonismo das enfermeiras em diálogo com a pesquisa, levando-as a se implicarem na construção e aplicabilidade da Modelo de Consulta de Enfermagem.


Referências:
BARKER P, BUCHANAN-BARKER, P. The Tidal Model: a guide for mental health professionals. 1 ed. New York: Routledge, 2005. TRENTINI M, PAIM, L. Pesquisa convergente-assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2 ed. Florianópolis: Insular; 2004. ESPERIDIÃO E, CRUZ, MFR, SILVA, GA. Perfil e atuação dos enfermeiros da rede especializada em saúde mental de Goiânia-GO. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2011; 13 (3): 493-501.