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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9767344


9767344

A terapia de contato total como ferramenta aplicada ao cuidado de enfermagem: revisão integrativa

Autores:
Lidiane Passos Cunha|lidiane_passos_cunha@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem - Eeap/unirio. Doutoranda Em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/universidade Federal do Rio de Janeiro – Eean/ufrj.|doutoranda Em Enfermagem da Escola de Enfer ; Isis Pino Maciel|isis.pino@gmail.com|enfermeira|especialista Em Estomaterapia|especialista Em Estomaterapia|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Ariane da Silva Pires|arianepires@oi.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem - Ppgenf/uerj|professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Kelly Fernanda Assis Tavares|kfassis@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem - Ppgenf/uerj|mestre Em Enfermagem - Ppgenf/uerj|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Eugenio Fuentes Pérez Júnior|eugenioperezjunior@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem - Ppgenf/uerj|professor Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Ellen Márcia Peres|ellenperes@globo.com|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva|professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Introdução: A preceptoria nos Programas de Residência em Enfermagem é uma atividade docente/assistencial fundamental no processo de formação dos residentes, que se desenvolve em uma articulação com os profissionais de saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse processo, os preceptores contribuem para a formação da identidade dos residentes na construção de novos saberes/fazeres nos campos de prática. Objetivos: Descrever e analisar as ações dos preceptores que contribuíram para a formação da identidade profissional dos residentes. Métodos: Estudo descrito, histórico-social, em um hospital de ensino, tendo como colaboradores gestores, docentes, preceptores, profissionais de saúde e residentes dos Programas de Residência em Enfermagem, de 2000 a 2015, com referencial teórico de Claude Dubar e análise de conteúdo. Resultados: Resultados preliminares indicam que o conhecimento acerca da temática conduziu a vários questionamentos e reflexão em torno da atuação dos preceptores e sua contribuição nos Programas de Residência. Infere-se que o despertar da consciência, o auto-conhecimento e a reflexão imputada aos residentes viabilizem a construção da identidade profissional de enfermagem. Conclusão: A preceptoria se estrutura  colocando teoria em prática, com competência cognitiva e relacional, continuamente para os residentes desenvolverem sua identidade. Contribuições para a enfermagem: Estudos sobre a identidade profissional são alicerces para o reconhecimento da Enfermagem como ciência e profissão no campo da Saúde.


Referências:
1 Brant V. Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora. UFJF. 2011. http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/991/210 02-07-18 Revista Cubana de Enfermería Vol. 32, Núm. 4 (2016). 2 Peixoto LS, Tavares CMM, Queiroz PP. research about the knowledge and teaching practice of the preceptor: a test pilot. J Nurs UFPE on line., 2014;8(7):2038-46; 3 Dubar, C. (2005). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. (3 ed.). São Paulo: Livraria Martins Fontes. Disponível em https://pt.scribd.com/doc/218260622/LIVRO-Claude-Dubar-Socializacao; 4 Peixoto LS, Tavares CMM, Daher DV. A relação interpessoal preceptor-educando sob o olhar de Maurice Tardif: reflexão teórica. Cogitare Enferm. 2014;19(3):612-6; 5