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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9748993


9748993

Pibid e a produção de material didático na disciplina de processo saúde doença para técnicos em enfermagem

Autores:
Juliane Antunes de Oliveira|julianeantunesdeoliveira@gmail.com|estudante|aluna de Graduação|estudante|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Carla Rejane de Oliveira||estudante|aluna de Graduação|estudante|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Carme Brixner Jost||estudante|aluna de Graduação|estudante|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Gilvana Isabel Rigo||estudante|aluna de Graduação|estudante|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Karen Peres Hernandes||enfermeira|mestranda|estudante|universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo:
**PREVENÇÃO EM CENTROS SOCIOEDUCATIVOS DE CURITIBA** **INTRODUÇÃO: **Indicadores revelam comportamentos de risco entre adolescentes e sugerem ser este, um grupo que precisa de cuidados preventivos para com sua saúde1. A Atenção Primária à Saúde atende os adolescentes cumprindo medida socioeducativa em regime de privação de liberdade nos Centros Socioeducativos do município de Curitiba. **OBJETIVO: **Desenvolvimento e aplicação de um Plano de Intervenção de prevenção diferenciado, para adolescentes em espaços de privação de liberdade. **METODOLOGIA**: Temas elencados conforme indicadores de comportamento de risco à saúde do adolescente, desenvolvidos a partir de atividades grupais, vivenciais e interativas, que buscam desenvolver habilidades de vida, incidindo em ampliação de repertório social, conforme recomendação da _World Health Organization_2.. **RESULTADOS**: Através de relatos dos adolescentes, percebeu-se a ampliação de autopercepção, reconhecimento diferenciado/ assertivo para agentes estressores, melhor domínio das emoções, resiliência, ampliação de conhecimento sobre cuidado em saúde pessoal e coletiva. Também, impactos na conduta dos profissionais que acompanharam a execução das atividades nas Unidades Socioeducativas e aproximação/ fortalecimento das relações intersetoriais e governamentais. **CONCLUSÕES**: Mobilização e sensibilização por parte do grupo de adolescentes e dos profissionais de diferentes categorias que acompanharam a ação, inclusive dos profissionais da Enfermagem, e a efetiva integração intrasetorial e intersetorial, permitindo uma melhor compreensão sobre as práticas e sobre as potencialidades de cada setor. **CONTRIBUIÇÕES**: Incorporação de novas práticas para ações em Promoção e Prevenção à Saúde na Atenção Primária, com metodologias interativas, sistematização e organização de Planos de Intervenção. **DESCRITORES:** Prevenção; Prática Profissional; Atenção Primária à Saúde; Adolescentes; Enfermagem. **REFERÊNCIAS:** 1.Murta, SG, Borges FA, Ribeiro DC, Rocha EP, Menezes JCL, Prado MM. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia. Set – dez / 2009; 14 (3): 181-189. 2. World Health Organization. Life skills education in schools. Geneva: WHO. 1997.


Referências:
1.Murta, SG, Borges FA, Ribeiro DC, Rocha EP, Menezes JCL, Prado MM. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia. Set – dez / 2009; 14 (3): 181-189. 2. World Health Organization. Life skills education in schools. Geneva: WHO. 1997.