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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9719122


9719122

CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Autores:
Jolana Cristina Cavalheiri|jolana_cc@hotmail.com|enfermeiro|mestranda Em Ciências da Saúde|professora Universitária|universidada Paranaense- Unipar- Unidade de Francisco Beltrão. ; Juliana Ribeiro Dias|juliana1238@outlook.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|universidada Paranaense- Unipar- Unidade de Francisco Beltrão.

Resumo:
A Estratégia Saúde da Família visa a promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. O enfermeiro dispõe do Processo de Enfermagem como ferramenta facilitadora do cuidado, porém pouco explorada na atenção primária. Objetivou- se relatar a experiência docente na implementação do Processo de Enfermagem a famílias no ensino de graduação em Enfermagem. Esse estudo parte das atividades supervisionadas nas unidades básicas de saúde acolhedoras dos campos de estágio do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará. No semestre, os estudantes são divididos em subgrupos com a missão de investigarem nos prontuários da unidade, uma família com maior necessidade de atenção do serviço, conforme sugestões do enfermeiro e agentes comunitários de saúde. Os discentes são orientados a planejar ações focadas no Processo de Enfermagem, que partem do conhecimento da família, levantamento de necessidades, planejamento de metas, intervenções, resultados e avaliação da assistência. Para os docentes, esse método tem garantido êxito, uma vez que os alunos imergem sistematicamente no cenário familiar, buscando aliar os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Pela vivência em questão, reforça-se a relevância do ensino baseado em estratégias que empoderem a ação dos estudantes de graduação em Enfermagem, promovendo a compreensão prática das atribuições desempenhadas pelo enfermeiro. Utilizar o Processo de Enfermagem no ensino de graduação contribui para o reconhecimento da assistência baseada em evidências e a aplicação no contexto das famílias reforça a preocupação com a qualidade desde o nível primário de atenção.


Referências:
BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série E. Legislação de Saúde. Série Pactos pela Saúde).