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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9704976


9704976

A DEMANDA DE UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores:
Eloise da Silva|e-loise@hotmail.com|acadêmica de Graduação|graduanda Em Enfermagem|acadêmico|faculdade de Pato Branco - Fadep

Resumo:
**Introdução:** A utilização dos princípios da bioética, centralizada nos alunos em uma instituição, proporciona a capacidade de raciocínio sobre quais atitudes tomar quando estiverem diante de seus pacientes. Além disso, tal abordagem propicia aos acadêmicos o desenvolvimento de procedimentos autônomos e reflexivos, confrontando culturas e valores com aspectos biopsicossocioespirituais1. **Objetivo:** Relatar a importância da bioética no ensino-aprendizagem dos alunos. **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com discentes do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia no município de Coari-AM., sobre o ensino de bioética com utilização de técnicas lúdicas, visando propor aos discentes uma experiência acadêmica que envolvesse dilemas e comportamento profissional na prática do cuidado. **Resultados:** A presente disciplina apresentou os conceitos à frente aos princípios fundamentais da bioética, na qual os alunos utilizaram dinâmicas que abordavam subtemas pertencentes à disciplina. Nas dinâmicas, os alunos constituíram rodas de conversas com supostas problematizações no seu futuro ambiente de trabalho, e defendiam seus argumentos sobre a resolução correta que deveriam tomar, onde eram incentivados a pensar como se realmente a situação fosse realística, assim era realizada uma analise pelo professor e pelos colegas o qual se averiguava se tal proceder estava ou não de acordo com os princípios da bioética, com intuito de chegarem a um pensamento comum a todos com resoluções em equipe. **Conclusão:** Tal ensino é valioso na formação profissional do indivíduo, pois contribui de maneira benéfica para um aprendizado libertador e transformador, visto que corrobora a reflexão de práticas integrativas mais éticas, solidarias e humanas.  **Implicações para Enfermagem:** Este processo é imprescindível para a enfermagem, posicionando o discente desde a academia com saberes éticos, no intuito de que futuro execute com responsabilidade seu trabalho.


Referências:
1. Façanha, TRS; Maluf, F. A presença do ensino da bioética na enfermagem. Revista Pró-UniverSUS. 2017 Jan/Jun; 08 (1): 17-25.