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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9686707


9686707

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM UM JORNAL DO INTERIOR DO PARANÁ

Autores:
Thais Amanda Rossa|thaisamandarossa@gmail.com|apresentador|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. ; Anye Alves||estudante|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. ; Anna Laura Weber||estudante|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. ; Marcieli Borba do Nascimento||estudante|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. ; Ellen Cristina Bordelack||estudante|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro.

Resumo:
**Introdução:** Estresse ocorre na interação do indivíduo com o meio interior/exterior, resultando em alterações físicas, psíquicas, emocionais e comportamentais1. Residentes expõe-se aos fatores estressores de suas profissões e do processo ensino-aprendizagem, podendo desencadear um estado de estresse2. **Objetivo:** Realizar revisão bibliográfica sobre estresse em residentes com atuação hospitalar. **Método:** Buscou-se nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde artigos publicados entre 2009 e 2018. Utilizou-se os descritores “internato e residência” _and_ “estresse ocupacional” e “internato e residência” _and_ “estresse psicológico”. **Resultados: **14 artigos, cinco de 2014, dois de 2010, 2012 e 2015, um de 2009, 2013 e 2017; realizados em sete países: Estados Unidos, Brasil, Arábia Saudita, Itália, Malásia, Canadá e Índia. Doze estudaram médicos e dois residências multiprofissionais. Os principais fatores estressores foram área de especialização3, alta carga de trabalho3,4, privação do sono e insatisfação com colegas4. **Conclusões: **Existe um número pequeno de estudos com residentes não médicos. Pesquisas com enfermeiros residentes são inexistentes e destacam déficit no conhecimento sobre estresse nessa população. **Implicações para Enfermagem:** Compreender as implicações dos processos de ensino-aprendizagem sobre a saúde dos profissionais torna-se essencial para elaboração de estratégias preventivas de doenças associadas ao estresse.


Referências:
1. Hirsch CD, Barlem ELD, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Oliveira ACC de. Preditores do estresse e estratégias de coping utilizadas por estudantes de Enfermagem. Acta paul. enferm.[Internet].2015 2. Guido LA, Goulart CT, Silva RM, Lopes LFD, Ferreira EM. Stress and Burnout among multidisciplinary residents. Rev Latinoam Enferm[Internet].2012 3. Dias RD, Scalabrini Neto A. Acute stress in residents during emergency care: a study of personal and situational factors. Stress[Internet].2017. 4. Alosaimi FD, Kazim SN, Almufleh AS, Aladwani BS, Alsubaie AS. Prevalence of stress and its determinants among residents in Saudi Arabia. Saudi Medical Journal[Internet].2015.