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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9682997


9682997

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE OSTOMIZADO - Relato de Experiência.

Autores:
Larissa Kelly Cunha Costa|lkbabyk@hotmail.com|estudante de Graduação|enfermagem|estudante|centro Universitário do Pará - Cesupa ; Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho||estudante de Graduação|enfermagem|estudante|faculdade Pan Amazônica - Fapan ; Jaqueline Vieira Magalhães Dias||docente de Graduação|enfermagem|docência|universidade Federal do Pará - Ufpa. ; Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar||docente de Graduação|enfermagem|docência|faculdade Pan Amazônica - Fapan

Resumo:
**Introdução: **A dramatização é uma estratégia que articula conceitos teóricos com as vivências práticas e cotidianas por meio de investigação e intervenções interpessoais1. A Atenção Básica (AB) é um espaço de ação do enfermeiro que tem como função executar o processo de cuidar, articulando atenção, cuidado, vínculo e diálogo2. **Objetivo: **Descrever a experiência do uso da dramatização no ensino do processo de cuidar do enfermeiro na AB. **Metodologia**: Relato de uma experiência realizada entre os anos de 2017 e 2018, na disciplina de Saúde Coletiva, com a participação de 2 docentes e 81  acadêmicos de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino, do sul do Brasil. **Resultados**: Observou-se, através dos relatórios elaborados pelos acadêmicos e das discussões entre docentes e discentes, que a experiência auxiliou no esclarecimento sobre o papel do enfermeiro e suas atribuições nos diferentes âmbitos do processo do cuidar. **Conclusão**: O uso da dramatização demonstrou que os acadêmicos tiveram a apreensão da amplitude do processo do cuidado do enfermeiro na AB, identificando por meio da atuação nos papeis de enfermeiros e usuários, a importância do cuidado, do estabelecimento de vínculo, do diálogo e da atenção na AB. **Contribuições para a Enfermagem:** considera-se que a dramatização é uma estratégia apropriada para o ensino do processo de cuidar do enfermeiro na AB.


Referências:
1. Zanelatto EM, et al. Entre cenas, discursos e criatividade: dramatização como estratégia de ensino na formação em saúde. Revista Thema. [Internet]2017[acesso em 18jul2018]; 14(4). Disponível em: file:///D:/Meus%20Documentos/Downloads/558-3342-1-PB.pdf 2. Acioli S, et al. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na Atenção Básica. Rev Enferm UERJ. [Internet]2014 [acesso em 18 jul 2018]; 22(5). Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v22n5/v22n5a09.pdf