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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9584784


9584784

A ÉTICA NO GERENCIAMENTO DE CONFLITOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Felipe Souza Nascimento|felipesouza_96@hotmail.com|estudante de Enfermagem|estudante|estudante de Enfermagem|estácio / Castanhal ; Vanessa Aline Sousa Silva|vanessaaline@outlook.com|estudante de Enfermagem|estudante|estudante de Enfermagem|estácio / Castanhal

Resumo:
Depressão e ansiedade são transtornos do humor graves, segundo Silva¹, são a quarta causa de incapacitação social no mundo. Conforme afirma Vasconcelos², 15 a 25% dos estudantes apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante sua formação acadêmica e a grande maioria sem diagnóstico. Essa pesquisa tem como objetivos verificar a propensão dos acadêmicos de ensino superior em desenvolver depressão e ansiedade; relacionar fatores estressantes do cotidiano e da vida acadêmica com o desenvolvimento da depressão e ansiedade; relacionar a propensão para desenvolvimento de depressão e ansiedade entre diferentes cursos e períodos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal de abordagem quantitativa, sobre ansiedade e depressão entre aproximadamente 2.800 acadêmicos de 24 cursos presenciais de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Curitiba - PR. A coleta de dados ocorrerá entre setembro e outubro de 2018, os alunos acessarão a ferramenta do Google.docs através de um QR-Code que será divulgado por convites impressos entregues aos alunos, nesse link estarão os instrumentos de coleta de dados para preenchimento online, sendo um instrumento sociodemográfico e os inventários de ansiedade e depressão de Beck validados e utilizados mundialmente. Serão incluídos os alunos do primeiro e último ano, matriculados nos cursos presenciais. Serão considerados critérios de exclusão, alunos matriculados nos cursos de ensino a distância da IES e os que estiverem matriculados no segundo, terceiro e penúltimo ano dos cursos. Os resultados parciais são 109 participações entre os cursos da Escola de Ciências da Vida, de Exatas e de Direito. Não há outras considerações, pois, a pesquisa encontra-se em desenvolvimento. Espera-se identificar qual a propensão de desenvolvimento da depressão e ansiedade entre os acadêmicos, podendo assim, discutir estratégias de prevenção e garantir a integridade da saúde mental dos acadêmicos.


Referências:
1. Silva MT. Adultos com depressão: Prevalência no Brasil e em estudo de base populacional no Distrito Federal (monografia). Brasília: Universidade de Brasília, 2013. 2. Vasconcelos TC, et.al. Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Rev Bra Ed Med. 2014, 135-142.