9584784 | A ÉTICA NO GERENCIAMENTO DE CONFLITOS DE ENFERMAGEM | Autores: Felipe Souza Nascimento|felipesouza_96@hotmail.com|estudante de Enfermagem|estudante|estudante de Enfermagem|estácio / Castanhal ; Vanessa Aline Sousa Silva|vanessaaline@outlook.com|estudante de Enfermagem|estudante|estudante de Enfermagem|estácio / Castanhal |
Resumo: Depressão e ansiedade são transtornos do humor graves, segundo Silva¹, são a
quarta causa de incapacitação social no mundo. Conforme afirma Vasconcelos²,
15 a 25% dos estudantes apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico
durante sua formação acadêmica e a grande maioria sem diagnóstico. Essa
pesquisa tem como objetivos verificar a propensão dos acadêmicos de ensino
superior em desenvolver depressão e ansiedade; relacionar fatores estressantes
do cotidiano e da vida acadêmica com o desenvolvimento da depressão e
ansiedade; relacionar a propensão para desenvolvimento de depressão e
ansiedade entre diferentes cursos e períodos. Trata-se de uma pesquisa
descritiva e transversal de abordagem quantitativa, sobre ansiedade e
depressão entre aproximadamente 2.800 acadêmicos de 24 cursos presenciais de
uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Curitiba - PR. A coleta de
dados ocorrerá entre setembro e outubro de 2018, os alunos acessarão a
ferramenta do Google.docs através de um QR-Code que será divulgado por
convites impressos entregues aos alunos, nesse link estarão os instrumentos de
coleta de dados para preenchimento online, sendo um instrumento
sociodemográfico e os inventários de ansiedade e depressão de Beck validados e
utilizados mundialmente. Serão incluídos os alunos do primeiro e último ano,
matriculados nos cursos presenciais. Serão considerados critérios de exclusão,
alunos matriculados nos cursos de ensino a distância da IES e os que estiverem
matriculados no segundo, terceiro e penúltimo ano dos cursos. Os resultados
parciais são 109 participações entre os cursos da Escola de Ciências da Vida,
de Exatas e de Direito. Não há outras considerações, pois, a pesquisa
encontra-se em desenvolvimento. Espera-se identificar qual a propensão de
desenvolvimento da depressão e ansiedade entre os acadêmicos, podendo assim,
discutir estratégias de prevenção e garantir a integridade da saúde mental dos
acadêmicos.
Referências: 1. Silva MT. Adultos com depressão: Prevalência no Brasil e em estudo de base populacional no Distrito Federal (monografia). Brasília: Universidade de Brasília, 2013.
2. Vasconcelos TC, et.al. Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Rev Bra Ed Med. 2014, 135-142. |