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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9564274


9564274

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PRIMORDIAL AO ALEITAMENTO MATERNO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Vanderlan de Souza Prateado|carolinenascimento_13@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Bianca Cavalcante Áglas|bianca.aglas.75@gmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Dalva Moreira da Silva|dalva.silva02@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Glenda Caroline Pereira do Nascimento|carolinenascimento_13@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Rodrigo da Silva Martins|enf.martins2013@gmail.com|enfermagem|enfermeiro|docente|centro Universitário do Norte-uninorte ; Soraia Santos Tatikawa Campos|soraia.tatikawa@uninorte.com.br|enfermagem|enfermeira|docente|centro Universitário do Norte-uninorte

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **O envelhecimento humano constitui uma preocupação emergente. No Brasil, tem repercutido no aumento da expectativa de vida das pessoas com deficiência intelectual. Essa realidade se apresenta como um desafio a dispor de recursos e estruturas adequadas dirigidas à qualidade de vida e saúde dessas pessoas1,2,3. **OBJETIVO: **Refletir sobre o processo de cuidar da equipe de enfermagem do deficiente intelectual envelhecente. **METODOLOGIA: **Estudo teórico-reflexivo como produto final de disciplina do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de março a julho de 2018. Para tal realizou-se pesquisa nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados em Enfermagem e _ScientificElectronic Library Online_,  utilizando como descritores:enfermagem, envelhecimento, deficiência intelectual, cuidado. Mediante a revisão de literatura discorreu texto reflexivo sobre a temática. **RESULTADOS**: A busca resultou em 21 artigos, mas apenas nove foram avaliados conforme os temas inter-relacionados. O instrumento para a realização do cuidado é o processo de enfermagem mediante ação interativa entre equipe e o ser cuidado. Logo, as atividades profissionais são desenvolvidas “para” e “com” o paciente e sua família, ancoradas em conhecimento científico, habilidades, sensibilidade e criatividade acompanhadas de comportamentos e atitudes de cuidar no sentido de promover, manter erecuperar a autonomia e independência possível para o deficiente intelectual envelhecente mantendo sua dignidade. **CONSIDERAÇÕES FINAIS: **É relevante repensar o cuidado ao deficiente intelectual em processo de envelhecimento, uma vez que este se processa precocemente, com maior fragilidade por apresentarem limitações no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas, práticas e sociais; como questão emergente oprocesso de cuidar em enfermagem da pessoa com deficiência intelectual agregada ao envelhecimento, o qual deve ser vinculado às linhas de cuidado para sua visibilidade e aplicabilidade.


Referências:
1. BALDUINO, A.F.A; MANTOVANI, M.F; LACERDA, M.R. O processo de cuidar de enfermagem.EscAnna Nery RevEnferm, 2009 abr-jun; 13 (2): 342-51 Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n2/v13n2a15.pdf> Acesso em: 07Junho. 2018. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010. 24 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) Disponível em: Acesso em: 06Abr. 2018. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013. 24 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) Disponível em Acesso em: 10Junh. 2018.