Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9561065


9561065

APLICABILIDADE DO LASER DE BAIXA FREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DO PACIENTE DIABÉTICO COM ONICOMICOSE

Autores:
Ariane da Silva Pires|arianepires@oi.com.br|enfermeira|enfermeira. Mestre Em Enfermagem - Ppgenf/uerj.|professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica.|universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo:
O cenário contemporâneo apresenta uma grande transição demográfica. O envelhecimento e o aumento da longevidade trouxe significativas alterações na estrutura etária populacional, consequentemente o aumento da população idosa. E com isso, apresentam-se necessidades de adaptações pelas perdas que vão ocorrendo ao longo da vida​(1)​. Frente a esse contexto, muitos idosos são conduzidos, por seus familiares, a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Desta forma, os idosos, necessitam de inúmeros recursos/equipamentos de adaptações, frente às novas necessidades, principalmente no que tange a atendimentos/procedimentos mais humanizados por parte dos profissionais de saúde​(2,3)​. ​Objetivo: relatar experiência da utilização de ações pautadas nas intervenções de enfermagem para prevenção de quedas a idosos em instituições de longa permanência. Metodologia: ​Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo/narrativo, realizado em um ILPI localizado na região do litoral norte do Rio Grande do Sul, no período de Fevereiro à Outubro de 2017. Resultados: Verifica-se a necessidade do enfermeiro planejar e realizar o acompanhamento de ações específicas e individualizadas para subsidiar as intervenções de enfermagem, como orientações para pequenas e leves atividades físicas; avaliação da força muscular e da resistência ao equilíbrio; incentivo e estímulo para exercícios de autonomia e confiança, de acordo com as condições de cada idoso, verificação dos sinais vitais; administração de medicamentos; cuidados com o ambiente. A supervisão do preparo e administração da alimentação via oral ou enteral, cuidados com higiene corporal; indicação de calçados adequados e realização de procedimentos. ​Conclusão: ​Percebe-se com o aumento significativo de idosos institucionalizados, a necessidade de assegurar intervenções integradas, que valorize as particularidades individuais da pessoa idosa, a fim de garantir a prevenção de quedas. ​Contribuições para a enfermagem: A enfermagem possui em suas práxis competências, habilidades e atitudes para a prestação de assistência que visam a segurança e/ou aquisição de recursos estruturais e humanos que vislumbram a prevenção de quedas em idosos institucionalizados.


Referências:
FREITAS, R.; SANTOS, S. S. C.; HAMMERSCHMIDT, K. S. A.; SILVA, M. E.; PELZER, M. T. Cuidado de enfermagem para prevenção de quedas em idosos: proposta para ação. RevBrasEnferm; Brasília, v. 64, n. 3, p. 478-485, mai-jun. 2011;