Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9557758


9557758

CONTRIBUIÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NAS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – FORTALECIMENTO DA COMPETÊNCIA E HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO

Autores:
Heloísa Nunes Botelho|heloisanb@outlook.com|estudante de Graduação|graduando|estudante|universidade Federal de Mato Grosso do Sul ; Alice Cabral Uchoa Fernandes|aliceuchoafernandes@gmail.com|estudante de Graduação|graduando|estudante|universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
**Introdução: **Relato de investigação desenvolvido na Licenciatura em Enfermagem na UFPR no período de março a agosto de 2017 no ensino profissional. **Objetivo**: Identificar a formação e atuação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino objetivando conhecer qual capacitação profissional do mesmo em relação ao papel de transformador no mundo do trabalho e na consequente melhoria do cuidado em enfermagem. **Metodologia**: Realização de uma pesquisa quantitativa, abrangendo 17 professores do curso de formação profissional em Enfermagem em um colégio localizado na região metropolitana de Curitiba. **Resultados:** O sistema de formação profissional em enfermagem tem papel determinante na qualidade futura do cuidado que oferecemos à população em diversos ambientes de trabalho. Assim sendo, identificar quem é esse docente e como se dá sua capacitação profissional pode ter influência direta na qualidade da formação dos técnicos em enfermagem.** Conclusão:**  Os profissionais que atuam nesse campo, são formados em diferentes áreas; o que não consideramos adequado, mesmo não havendo uma fiscalização legítima, é importante que as disciplinas sejam ministradas exclusivamente por enfermeiros(as) capacitados(as) pedagogicamente para que o discente tenha o melhor aproveitamento dos conteúdos específicos essenciais a esses profissionais e, estejam envolvidos com a qualidade da assistência prestada. **Contribuições para Enfermagem:** O conhecimento teórico-prático que enfermeiros docentes dominam deve assegurar educação de qualidade, e dessa forma melhoria da assistência de enfermagem e do cuidado à população. **Descritores:** Bacharelado em enfermagem; Educação em enfermagem; Analise quantitativa.          Autores: Vanessa Dalagrana, Ingrid Muracami, Jennyfer Pellini e Cristian Carla Cassi. **Referências:** DIAS, A. T.; et al. UNIOESTE Cascavel** FIEP BULLETIN** - Volume 84 - Special Edition ARTICLE II, 2014. SOUZA, E. G.; PRESOTO, L. H.; O perfil dos docentes do ensino técnico profissionalizante em enfermagem. São Paulo: **Revista Recien**. 3(9):23-30. 2013


Referências:
DIAS, A. T.; et al. UNIOESTE Cascavel FIEP BULLETIN - Volume 84 - Special Edition ARTICLE II, 2014. SOUZA, E. G.; PRESOTO, L. H.; O perfil dos docentes do ensino técnico profissionalizante em enfermagem. São Paulo: Revista Recien. 3(9):23-30. 2013