Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9551551


9551551

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO

Autores:
Rosiani Gomes de Souza|rosianigs@gmail.com|enfermagem|acadêmica|discente|universidade Federal de Mato Grosso do Sul ; Maria Aparecida dos Santos Eloy|aparecidaeloys@gmail.com|enfermagem|acadêmica|discente|universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
**Introdução **Ser gestor no Sistema Único de Saúde não é tarefa fácil, requer habilidades que garantam à qualidade e consolidação dos princípios do sistema ¹. Os municípios que pertencem à linha de fronteira do Brasil são locais diferenciados, pois possuem características incomuns ². Os municípios lindeiros surgiram da construção da Hidrelétrica de Itaipu (1985) devido ao alagamento de áreas situadas as margens do Rio Paraná, originando o Lago de Itaipu e totalizam 15 municípios ³. **Objetivos **Caracterizar os gestores de saúde pública nos municípios lindeiros; quanto à formação, contratação, experiência anterior e tempo no cargo de gestão.** Metodologia **Pesquisa exploratória descritiva de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados de janeiro a julho de 2018 e tabulados em planilha no Microsoft Excel, os resultados analisados por meio de estatística descritiva. Trabalho aprovado sob parecer nº 2.442.192 no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unioeste. **Resultados **Participaram da pesquisa 84 gestores de 14 municípios lindeiros, quanto à formação a maioria dos gestores possui especializações (63,09%), graduados (25%), graduação incompleta (5,95%) e (5,95%) o ensino médio. No processo de contratação do cargo, 33,0% foram indicados, 4,76% por análise do currículo, 2,86% por prova interna e 59,52% por outros modelos de contratação. Dentre os participantes (42,86%) não tinham experiências anteriores em gestão e (57,14%) possuíam experiências. O tempo no cargo de gestão, varia de 02 meses a 26 anos. **Conclusões **Percebe-se que o perfil profissional dos gestores dos municípios lindeiros são: a maioria possui especializações, ocupam o cargo de 02 meses a 26 anos, o processo de contratação mais frequente é a indicação, a maioria possui experiência anterior em gestão. Diante destes resultados, sugere-se pesquisas futuras para mapear as competências e identificar o gap entre as competências essenciais para quem ocupa cargos de gestão em região de fronteira.


Referências:
1. Gil CRR, Luiz IC, Gil MCR. Gestão pública em saúde: o processo de trabalho na gestão do SUS. 1º edição. São Luís: EDUFMA; 2016. 2. SILVA, V. R., UGOSKI, D. R., DRAVANZ, G. M. G. Negação dos direitos socioassisteciais para transfronteiriços indocumentados: desafios para as cidades gêmeas. Texto & Contexto (Porto Alegre), v. 16, n. 1, p. 231-243, 2017. 3. FLORES, C., BESEN, F, C., ARAÚJO, T. V., SERAFIM JUNIOR, V. Impact of there sources of royalties from itaipu on the revenue and expediture of the municipalities lindeiros paranaenses. Revista da UNIFEBE, Brusque, v. 1, n. 21, 2017.