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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9468532


9468532

IMPLANTAÇÃO DO INDICADOR ERRO RELACIONADO A HEMOTRANSFUSÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autores:
Dalva Aparecida de Souza Cardoso|dalvinha70@yahoo.com.br|enfermagem|especialista Em Saúde da Família; Pós-graduação Em Andamento Em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal E Pediátrica|enfermeiro|complexo Hospital de Clínicas da Univercidade Federal do Para ; Barbara Franco Mittag||enfermagem|especialista Em Neonatologia ; Mestra Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Paraná; Doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Saúde da Criança E do Adolescenteda Universidade Federal do Paraná|enfermeiro|complexo H ; Andrea Edy Zaniol||enfermagem|graduação Em Enfermagem|enfermeiro|complexo Hospital de Clínicas da Univercidade Federal do Paraná ; Marli Godinho Suczeck||enfermagem|graduação Em Enfermagem|enfermeiro|complexo Hospital de Clínicas da Univercidade Federal do Paraná ; Gisele Weissheimer||enfermagem|especialista Em Neonatologia da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ; Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná|enfermeiro|complexo Hospital de Clínicas da Univercidade Federal do Paraná ; Elessandra Souza Bitencourt||enfermagem|mestranda Pelo Program de Pós-graduação Em Saúde da Criança E do Adolescente da Universidade Federal do Paraná|enfermeiro|complexo Hospital de Clínicas da Univercidade Federal do Paraná

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Os cursos de graduação em enfermagem algumas vezes expõem os estudantes a vivenciarem inúmeras situações relacionadas aos processos complexos da vida humana. Estas vivências podem gerar conflitos que se não enfrentados de maneira crítica/reflexiva, acabam por acarretarem em inúmeros desequilíbrios. Destaca-se que estímulos emocionais vivenciados pelos estudantes, repercutem no sofrimento psíquico e na necessidade de utilizar medicamentos controlados.1 **OBJETIVO: **Identificar problemas relacionados à saúde mental de estudantes de enfermagem e os principais medicamentos de controle especial utilizados. **METODOLOGIA: **Estudo pertencente ao macroprojeto de pesquisa quantitativo/transversal, realizado numa universidade federal no Rio Grande do Sul, no período de março a abril/2018 com 156 estudantes de enfermagem. Um questionário autoaplicável foi utilizado para coleta. A análise foi através de estatística descritiva, utilizando-se o SPSS. Aprovação do Comitê de Ética sob o parecer n° 37/2018. **RESULTADOS: **33 estudantes afirmaram ter algum problema de saúde. Destes, 12 indicaram problemas relacionados à saúde mental, como: ansiedade (n=7), depressão (n=6), síndrome do pânico (n=2), transtorno obsessivo compulsivo (n=1) e transtorno de déficit de atenção (n=1). Em relação ao uso de medicação, 85 estudantes afirmaram fazer uso diário, destes 20 utilizam medicações de controle especial e 14 são para a minimização de sintomas relacionados à saúde mental. As principais classes medicamentosas citadas foram: Benzodiazepínicos (n=8): Alprazolam/Clonazepam/Lorazepam/Diazepam; Inibidores da Receptação de Serotonina (n=5): Cloridrato Sertralina/Venlafaxina/Paroxetina/Escitalopram; Antidepressivos Tricíclicos (n=1): Amitriptilina. **CONCLUSÕES: **Fazem-se necessárias intervenções em saúde para que se melhore a qualidade de vida durante a graduação, tornando-a mais saudável e menos prejudicial.** IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Dados do estudo demonstram o quanto há de necessidades de cuidado relacionado a saúde mental de estudantes de enfermagem. O cuidado de enfermagem pode ser desenvolvido com os próprios futuros enfermeiros e a utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, por exemplo, pode ser uma estratégia importante para esse cuidado.


Referências:
1. Tindade, FTB; Gomes, NN; Ferreira, SEG; et al. Prevalência de Sintomas Depressivos em Acadêmicos de Enfermagem de uma Faculdade Privada em Belém-PÁ. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2017; 4(nº esp.):24-38.