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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9459071


9459071

O CAMPO DE ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NA CLÍNICA DE ENFERMAGEM DA PUCPR PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: NOTA PRÉVIA

Autores:
Ana Paula Cordeiro de Melo|ana_paula0822@hotmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|relator|pucpr ; Lucyana Gonçalves Amaral|amarallucyana@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|coautor|pucpr ; Patricia Ilnick Gritti|pati.gritti@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|coautor|pucpr ; Thais Pinto Ribeiro|thais_ribeiro2323@hotmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|coautor|pucpr ; Marcia Regina Cubas|marcia.cubas@pucpr.br|enfermeira|professora Doutora|co Orientadora|pucpr

Resumo:
A punção venosa periférica infantil é um procedimento de impacto relevante na assistência de enfermagem. Para as crianças muitas vezes desencadeia traumas e desconforto, por este motivo os profissionais precisam aperfeiçoar seus conhecimentos, habilidades e técnicas para adquirir estratégias para um melhor atendimento1-2. **Objetivo**: Avaliar uma intervenção de Educação Permanente em Saúde com foco na qualificação da punção venosa infantil. **Metodologia: **Realizamos uma pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por 18 profissionais da equipe de enfermagem. Realizamos uma intervenção educativa pautada na aprendizagem baseada em problemas e aplicamos um questionário de avaliação de conhecimento antes e depois da intervenção, bem como um questionário de avaliação de reação. **Resultados: **A realização da intervenção educativa ocorreu em conformidade com o referencial da aprendizagem baseada em problemas, tornando-se significativa e tendo adesão positiva e participativa das pessoas envolvidas. Houve elevação do conhecimento da equipe de enfermagem acerca do tema, pois o pós-teste demonstrou declínio ou ausência de erros nas respostas em comparação com o pré-teste. O nível de satisfação em participar da intervenção educativa foi elevado. **Conclusão:** A experiência vivida ressalta o quanto um momento de Educação Permanente em Saúde, desenvolvido a partir de uma estratégia educativa significativa, tem potencial de transformação da realidade.


Referências:
1. Batalha LMC, Costa LPS, Almeida DMG, Lourenço PAA, Gonçalves AMFM, Teixeira ACG. Fixação de cateteres venosos periféricos em crianças: estudo comparativo. Esc. Anna Nery. 2010; 14 (3): 511-81. 2. Ferreira MJM, Chaves EMC, Farias LM, Dodt RCM, Almeida PC, Vasconcelos SMM. Cuidado da equipe de enfermagem à criança sob punção venosa periférica: estudo descritivo-On Line Bazilian Journal of Nursing. 2012; 11(1):79-89.