Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9446444


9446444

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DELIRIUM

Autores:
Marianne Cardoso Batalha|nannebatalha@bol.com.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem Pela Ufrj/eean|docente|centro Universitário Celso Lisboa

Resumo:
**Introdução: **Mesmo com a implantação de políticas voltadas para mulheres no climatério, ainda se percebe que a assistência prestada a esse grupo populacional se encontra deficiente, e que as ações preventivas e educativas de saúde que a política propõe não são aplicadas(1,3). **Objetivo: **Descrever a atuação do enfermeiro no acolhimento à mulher no climatério em unidades básicas de saúde. **Método: **estudo de campo, descritivo, qualitativo, realizado com seis enfermeiras de unidades básicas de um município do Amazonas. O estudo obteve a aprovação do CEP sob o CAAE nº 56453616.2.0000.5016. A coleta se deu por meio de um formulário semiestruturado. Os dados de caracterização foram dispostos em tabelas e os de discursão foram analisados de forma categorial. **Resultados:** os dados do estudo apontaram que apesar das enfermeiras realizarem atendimento à mulher climatérica, evidenciou-se fragilidade no acolhimento, seguindo rotinas que não são para atenção à mulher climatérica, sem a devida ação, além de práticas educativas ineficientes, atribuídos à sobrecarga de serviços administrativos(2). **Conclusão:** as participantes apesar de atenderem as mulheres no climatério, demonstraram não contemplar as ações para esse público. Desse modo, evidenciou-se uma lacuna nas estratégias de atendimento e nas práticas de educação em saúde voltadas para a mulher climatérica.


Referências:
1.Fonsêca TC, Giron MN, Berardinelli LMM, Penna LHG. Qualidade de vida de profissionais de enfermagem no climatério. Rev Rene. 2014; 15(2): 222. 2.Oliveira ZM, Vargens OMC, Acioli S, Santos RS. Cuidado de enfermagem no climatério: perspectivas desmedicalizadora na atenção primária de saúde. Rev enferm UFPE on line., 2017 fev; (Supl. 2):1032-43. 3.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2008. 192 p.