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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9292753


9292753

CIRCUNSTANCIA DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE LUTA CONTRA A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

Autores:
Hercilia Regina Amaral Montenegro|herciliaregina@gmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Eean/ufrj|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem do Centro Universitário ; Antonio José de Almeida Filho|ajafilhos@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (eean/ Ufrj). Pesquisador do Núcleo

Resumo:
Introdução: A Amazônia paraense possui diversas etnias indígenas e por tal é necessário discutir sobre as habilidades e competências dos profissionais técnicos em saúde, incluindo os constructos da saúde e cultura1, assim como do cuidado cultural2. Objetivo: Analisar a gestão das habilidades e competências da equipe técnica em saúde do Polo Indígena de Oriximiná (PA). Metodologia: Trabalho com método qualitativo e explicativo por meio do estudo de caso3, utilizando-se das técnicas de observação participante, pesquisa documental e análise de conteúdo. O estudo foi realizado no período de abril de 2018 a setembro de 2018. Como aporte das observações foi realizado um diário de campo, diário gráfico, fotografias4 dos territórios do serviço de saúde. Resultado: As problemáticas identificadas foram gestão dos serviços, formação técnica e educação permanente. Foram encontrados problemas quanto a formação e bases da antropologia na assistência técnica, percepção da diversidade cultural, educação permanente e formação acadêmica. Conclusões: A gestão do GUATOC apresentou no ano de 2017 problemas quanto a gerenciamento e da condução da assistência direta. Houve um déficit nas demandas que promovessem habilidades para os profissionais quanto a diversidade, cultura e equidade. É pertinente também pela formação acadêmica recebida em virtude da não inclusão de bases no ensino sobre saúde de populações indígenas, assim como da não direcionamento do Polo via DSEI-GUATOC para qualificação profissional. A pressão social das populações indígenas, contudo, tem promovido mecanismos que tem dinamizado a educação permanente. Implicações para a enfermagem: Identificar déficits quanto as habilidades e competências técnicas culturais possibilita inserir a base do cuidado cultural e promover melhores resultados quando de povos indígenas.


Referências:
1 - Campos GWS. Sete considerações sobre saúde e cultura. Saúde e Sociedade. 11:105-115; 2002. 2 - Melo LP. A contemporaneidade da teoria do cuidado cultural de Madeleine Leininger: uma perspectiva geo-histórica. Ensaios e ciência: ciências biológicas, agrárias e da saúde. 11(2):22-32; 2010. 3 – Yin Y. Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman. 2015 4 – Simonian LTL. Uma relação que se amplia: fotografia e ciência sobre e na Amazônia. Imagens e pesquisa: ferramentas de compreensão da realidade amazônica. Belém: Editora do NAEA. p. 15-52; 2007.