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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9273843


9273843

GRUPOS TERAPÊUTICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO A IDOSOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

Autores:
Marinês Tambara Leite|tambaraleite@yahoo.com.br|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal de Santa Maria/campus Palmeira das Missões ; Isabel Vargas Witczak|isawitczak@ig.com.br|psicóloga|mestre|psicóloga|secretaria Municipal de Sinimbu/rs ; Leila Mariza Hildebrandt|leilahildebrandt@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal de Santa Maria/campus Palmeira das Missões

Resumo:
A realização de pesquisas científicas vem (re)significando as práticas pedagógicas no ensino técnico em saúde e o processo de aprendizagem dos educandos, através de um trabalho coletivo realizado com discentes do curso Técnico em Enfermagem, docentes e servidores técnico-administrativos da Escola de Saúde/UFRN. Estudo descritivo, tipo relato de experiência, objetiva descrever a experiência vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica voltado para o ensino médio e o resultado de uma das pesquisas por eles realizadas que objetivou identificar na produção científica o perfil dos trabalhos que tratam da permanência e êxito dos estudantes da Educação Profissional em Saúde (EPS). Os estudantes realizaram estudo bibliométrico relativo aos últimos 05 anos na BDTD, BVS e CAPES. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada sob a coordenação da Direção da Escola e aprovada pelo Comitê de ética da UFRN, visando a construção de política de permanência e êxito dos estudantes da EPS e foi renovado com bolsa para o período de 2018-2019. Foram localizados 36.652 publicações, aplicados critérios de exclusão, 15 publicações (12 artigos e 03 dissertações) integraram a amostra. Vem fomentando a reformulação coletiva dos cursos, a partir da construção dialogada com todos os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, assim como a aproximação dos estudantes da EPS com a pesquisa e seus desdobramentos para sua vida acadêmica e profissional, tendo em vista a formação humana e integral dos educandos e sua inserção na tríade ensino-pesquisa e extensão marcante para a Universidade.


Referências:
Dore R, Sales PEN, Castro TL. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. In: Dore R, organizador. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB; 2014. p. 379-413.