9268395 | TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA MULHERES COM SINAIS DE DEPRESSÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS | Autores: Olguimar Pereira Ivo|olgaivo13@gmail.com|enfermeira|mestrado|professora E Coordenadora do Colegiado do Curso de Enfermagem|faculdade Independente do Nordeste ; Heloísa Ribeiro Alves|heloisaralves@outlook.com|graduanda Em Enfermagem|estudante|estudante|faculdade Independente do Nordeste ; Andresson de Jesus Pereira|anderson05antunes@gmail.com|graduando Em Enfermagem|estudante|estudante|faculdade Independente do Nordeste ; Gislaine Correia Silva|gis_laine.correia@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira da Estratégia Saúde da Família|faculdade Independente do Nordeste ; Ludymille Cardoso Moreira|ludy_cm@yahoo.com|enfermeira|especialista|representante de Material Hospitalar|faculdade Independente do Nordeste |
Resumo: O constructo educação assume diversas perspectivas que se entremeiam às
práticas sociais, culturais e políticas de determinada sociedade. A educação
em enfermagem é influenciada pelas práticas educativas vigentes, desvelando a
coexistência, também na produção do conhecimento em enfermagem, de correntes
educativas assentadas em posturas pedagógicas distintas, denominadas como
convencionais, progressistas e libertadoras. Objetivo: analisar como as
tendências pedagógicas se expressam na produção do conhecimento no Laboratório
de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde, da Universidade
Federal de Santa Catarina. Método: pesquisa com abordagem qualitativa, com
delineamento descritivo e exploratório, realizada a partir de análise
documental de teses e dissertações produzidas entre 1994 e 2017. A coleta dos
dados ocorreu de março a maio de 2018. Os dados foram tratados a partir da
análise de conteúdo. Resultados: Identificaram-se 106 documentos (43 teses e
63 dissertações). Ao buscar aproximação entre expressões político-pedagógicas
das teses e dissertações e pressupostos das tendências pedagógicas, notou-se
que a maioria dos estudos se filia à perspectiva libertadora/criativa. Outras
pesquisas teceram discussões com base nos preceitos da educação progressista e
não foram evidenciados trabalhos com interpretações caracterizadas
exclusivamente pela tendência pedagógica convencional. Conclusões: Assinala-se
a relevância dos grupos de pesquisa para a construção do conhecimento em
educação em enfermagem no Brasil, bem como a influência das tendências
pedagógicas para a formação de investigadores críticos, criativos e
reflexivos, a partir de uma abordagem libertadora. Implicações para a
Enfermagem: Ao analisar historicamente a produção de conhecimento em educação
em enfermagem, bem como perceber uma tendência para a prática libertadora, o
estudo contribui para a consolidação da enfermagem como profissão conectada às
necessidades sociais de saúde, inserida no mundo de forma crítica e cidadã.
Referências: 1. Padilha MICS, Borenstein M, Santos I. Enfermagem: História de uma profissão. 2. ed. São Paulo: Difusão, 2015.
2. Lino MM, Backes VMS, Costa MASMC, Martins MMFPS, Lino MM. Pesquisa em enfermagem: Brasil e Portugal na construção da identidade profissional. Texto contexto- enferm. [Internet] 2018;27(1) [acesso em 25 jun 2018]. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018006550015.
3. Erdmann AL, Peiter CC, Lanzoni GMM. Grupos de pesquisa em enfermagem no Brasil: comparação dos perfis de 2006 e 2016. Ver. Gaúcha. Enferm. [Internet] 2017;38(2). Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.69051.
4. Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEn: Origem do Grupo. [Internet] 2018 [acesso em 25 jun 2018]. Disponível: http://eden.paginas.ufsc.br/origem-do-grupo/ |