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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9255619


9255619

Modos de ensinar-aprender na pós-graduação em Enfermagem

Autores:
Lenna Eloisa Madureira Pereira|lenna.madureira@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Marina da Silva Sanes|marinasanes@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Franciele Budziareck das Neves|fran.bnvs@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Silvana Silveira Kempfer|silvana.kempfer@ufsc.br|enfermeira|doutora|docente da Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Introdução: O ensino de habilidades na enfermagem requer estratégias que promovam um cuidado ético e seguro. Objetivos: Relatar a experiência da construção e utilização de um simulador de baixo custo para o treinamento da punção venosa, em um curso de graduação em enfermagem. Metodologia: O simulador foi fabricado inspirado no modelo apresentado no IV Congresso Latino-americano de Simulação Clínica realizado no Chile em 2015. Este trabalho foi proposta de um estágio de docência de uma doutoranda de enfermagem. Resultados: Trata-se de uma representação de parte de um membro superior em que é possível realizar a palpação venosa, inserção de dispositivo agulhado com refluxo de sangue (simulado), instalação de dispositivo, fixação e administração de volume. Materiais utilizados: flutuador de piscina, garrote, corante alimentício, equipos, frascos de soro, tecido do tipo blackout, fita adesiva, estilete, tesoura, seringa, agulha. Foram construídos 9 simuladores e utilizados nas aulas de laboratório de uma disciplina do curso de Enfermagem. Estudantes e professores aprovaram o recurso que permitiu o desenvolvimento da habilidade de punção venosa de forma processual livre de riscos. Conclusões: O uso deste simulador pode aprimorar a habilidade de estudantes de enfermagem na realização de punção venosa, permitindo o treinamento intensivo de um procedimento técnico sem exposição desnecessária do paciente ou colega. Implicações para a Enfermagem: O desenvolvimento de simuladores de baixo custo é importante para que professores, estudantes e profissionais de saúde de diferentes realidades sociais e econômicas possam realizar suas práticas de treinamento de habilidades, com segurança, ética e criatividade.


Referências:
Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Rev Min Enferm 2014 abr/jun; 18(2): 487-495.