9255619 | Modos de ensinar-aprender na pós-graduação em Enfermagem | Autores: Lenna Eloisa Madureira Pereira|lenna.madureira@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Marina da Silva Sanes|marinasanes@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Franciele Budziareck das Neves|fran.bnvs@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Silvana Silveira Kempfer|silvana.kempfer@ufsc.br|enfermeira|doutora|docente da Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: Introdução: O ensino de habilidades na enfermagem requer estratégias que
promovam um cuidado ético e seguro. Objetivos: Relatar a experiência da
construção e utilização de um simulador de baixo custo para o treinamento da
punção venosa, em um curso de graduação em enfermagem. Metodologia: O
simulador foi fabricado inspirado no modelo apresentado no IV Congresso
Latino-americano de Simulação Clínica realizado no Chile em 2015. Este
trabalho foi proposta de um estágio de docência de uma doutoranda de
enfermagem. Resultados: Trata-se de uma representação de parte de um membro
superior em que é possível realizar a palpação venosa, inserção de dispositivo
agulhado com refluxo de sangue (simulado), instalação de dispositivo, fixação
e administração de volume. Materiais utilizados: flutuador de piscina,
garrote, corante alimentício, equipos, frascos de soro, tecido do tipo
blackout, fita adesiva, estilete, tesoura, seringa, agulha. Foram construídos
9 simuladores e utilizados nas aulas de laboratório de uma disciplina do curso
de Enfermagem. Estudantes e professores aprovaram o recurso que permitiu o
desenvolvimento da habilidade de punção venosa de forma processual livre de
riscos. Conclusões: O uso deste simulador pode aprimorar a habilidade de
estudantes de enfermagem na realização de punção venosa, permitindo o
treinamento intensivo de um procedimento técnico sem exposição desnecessária
do paciente ou colega. Implicações para a Enfermagem: O desenvolvimento de
simuladores de baixo custo é importante para que professores, estudantes e
profissionais de saúde de diferentes realidades sociais e econômicas possam
realizar suas práticas de treinamento de habilidades, com segurança, ética e
criatividade.
Referências: Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Rev Min Enferm 2014 abr/jun;
18(2): 487-495. |