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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9191888


9191888

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Autores:
Alessandra Ramada da Matta|aleramada@hotmail.com|enfermeria|especialista Em Clínica Médica E Clínica Cirúrgica - Unifesp|enfermeira do Núcleo de Apoio Ao Estudante - Unifesp/campus Osasco|unifesp

Resumo:
A integração da antropologia com a enfermagem possibilitou o surgimento da enfermagem transcultural. A Teoria de Enfermagem Transcultural (TET) aborda a estruturação de um corpo de conhecimentos práticos e teóricos na prestação da assistência, considerando as crenças, comportamentos e valores culturais dos indivíduos, fomentando o desenvolvimento de competências culturais. Objetivou- se descrever os principais aspectos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação em enfermagem que fomentam as competências para o cuidado de enfermagem à Pessoa com Deficiência (PcD) a luz da TET. Pesquisa documental, qualitativa, realizada entre os meses de junho e agosto de 2018, através da análise do conteúdo das DCN do curso de graduação em enfermagem. Nas competências gerais do enfermeiro, as DCN discorrem sobre a relevância da comunicação verbal e não verbal. Embasado na TET, a comunicação é essencial para reduzir barreias culturais, essas interações devem pautar-se na singularidade do indivíduo, adequando-se as limitações impostas pela deficiência. O documento discorre que a formação do enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, condicionantes e determinantes. O enfermeiro deve prestar cuidados considerando a especificidade dos grupos trabalhados, reconhecendo a PcD mediante suas necessidades e aspectos socioculturais. Cita- se nas DCN a contribuição para a compreensão, interpretação, preservação, fomento e difusão das culturas no contexto de pluralismo e diversidade. Conclui-se que o currículo da enfermagem necessita fomentar competências que proporcione uma assistência culturalmente adequada as PcD, indo de encontro as concepções da TET e reforçando que diferentes culturas percebem e praticam o cuidado de formas distintas.


Referências:
Pagliuca LMF, Maia ER. Competência para o cuidado de enfermagem transcultural à pessoa com deficiência: instrumento de autoavaliação. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2012 [citado 2018 Ago 29]; 65(5):849-855. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000500020&lng=pt.