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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9172804


9172804

CUIDADO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NO RURAL: análise a partir do processo de trabalho das equipes de saúde

Autores:
Jaqueline Raimundi|jakeraimundi@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Letícia Fussinger|letifussinger@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Cristiane Duarte Christovan|crischristovan@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Andressa de Andrade|andressa@ufsm.br|docente|doutorado|docente de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A formação de um novo profissional sempre permeia grandes desafios, dentre eles está uma formação de um profissional ético, político e responsável1. Faz-se necessário também pensar na importância da elaboração de saberes baseadas no cuidado que transcende ensino baseado somente no conhecimento prático-teórico. **OBJETIVO:** Relatar as contribuições da preceptoria para formação do futuro profissional enfermeiro. **METODOLOGIA:** Trata-se de um relato de experiência vivida nos últimos dois semestres com os alunos do curso de enfermagem na disciplina de semiotécnica de uma faculdade privada de Fortaleza-CE. **RESULTADO E DISCUSSÃO: **Percebeu-se diferença no nível de competências entre os próprios estudantes que chegam ao campo muito imaturos no que tange a conhecimentos práticos, não conseguindo muitas vezes fazer a ligação entre a teoria e a prática. Diante disso, o trabalho do preceptor torna-se mais desafiador, pois sabe-se que o professor deve estar atento e buscar resolver de modo didático as dificuldades apresentadas, levando ao nivelamento o mais equiparado possível das práxis de enfermagem. **CONCLUSÃO:** O preceptor promove nos estudantes um novo olhar mais crítico e reflexivo, na constante procura de atitudes criativas, assim como desenvolve um ensino-aprendizagem menos mecanizado. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Debater sobre a formação dos futuros profissionais é fundamental para classe de enfermagem, visto o aumento de instituições no Brasil.


Referências:
1. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas [Internet]. 7th ed. Brussels, Belgium: International Diabetes Federation; 2015 [accessed 2017 Jun 27]. Availablefrom: http://www. diabetesatlas.org/resources/2015-atlas.html