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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9100715


9100715

A promoção de saúde para caminhoneiros frente ao risco cardiovascular

Autores:
Isabella Carina do Nascimento|isa.karina@hotmail.com|estudante|graduanda de Enfermagem|estudante|faculdade de Medicina de Marília ; Sueli Moreira Pirolo|pirolo@famema.br|enfermeira|doutorado Em Enfermagem|professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília|faculdade de Medicina de Marília ; Carlos Alberto Lazarini|lazarini@famema.br|farmacêutico|doutorado Em Farmacologia|professor da Faculdade de Medicina de Marília|faculdade de Medicina de Marília

Resumo:
**Introdução:** o estágio supervisionado compreende uma etapa da formação acadêmica, no qual o campo de trabalho e a academia se aproximam com a finalidade de habilitar o discente por meio das vivências, problematizando o processo de aprendizado¹. **Objetivo:** refletir acerca do estágio supervisionado na formação do profissional enfermeiro sob a ótica do enfermeiro supervisor.  **Metodologia:** trata-se de um estudo reflexivo por meio de um relato de experiência em uma Universidade Federal do Sul do Brasil, no primeiro semestre de 2018. **Resultados:** o acompanhamento e supervisão das práticas dos acadêmicos nos estágios finais da graduação trazem consigo reflexões sobre o fazer em enfermagem. O processo de cuidar é dinâmico. Embora a formação acadêmica seja pensada de forma a facilitar o aprendizado, nem sempre o raciocínio clínico e crítico dos discentes é desenvolvido na mesma proporção, sendo evidenciada fragilidade na associação da teoria com a prática e na avaliação holística do ser cuidado. O aprendizado em estágio prepara para situações reais, nas quais o usuário do sistema de saúde necessita ser visto na sua individualidade e integralidade, como detentor de direitos e valores. A imersão em campo possibilita que o acadêmico torne-se corresponsável pelo cuidado e advogue pelo usuário propondo estratégias para o cuidado, embasando as mesmas em estudos científicos. **Implicações para a enfermagem:** a reflexão sobre as práticas e o feedback da supervisão favorecem uma visão profissional ao discente. Além de um aprimoramento do supervisor, que busca diariamente o melhor método para o desenvolvimento dos futuros enfermeiros, em consonância com a teoria que frequentemente é questionada pelos acadêmicos e discutida com docentes e coordenação.


Referências:
Marran AL, Lima PG, Bagnato MHS. As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Trab. Educ. Saúde, 2015. v13 nº1 89-108.