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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9092417


9092417

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) EM UMA PACIENTE COM SÍNDROME DE DRESS - APLICAÇÃO DA TEORIA DE WANDA HORTA

Autores:
Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Medeiros|mpssm3@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira Lotada Na Secretaria de Estado de Saúde Pública - Sespa, Lotada Na Escola Técnica do Sus/pa Dr. Manuel Ayres. Docente da Universidade do Estado do Pará - Uepa. Mestra Em ; Adriane Cardoso Silva de Sousa||acadêmica de Enfermagem|discente da 3ª Série/bloco B do Curso de Graduação Em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - Uepa|discente|universidade do Estado do Pará - Uepa ; Ana Carolina da Cruz Braga||acadêmica de Enfermagem|discente da 3ª Série/bloco B do Curso de Graduação Em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - Uepa|discente|universidade do Estado do Pará - Uepa ; Ana Luisa Lemos Bezerra||acadêmica de Enfermagem|discente da 3ª Série/bloco B do Curso de Graduação Em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - Uepa|discente|universidade do Estado do Pará - Uepa

Resumo:
**Introdução: **A competência no âmbito profissional envolve uma combinação de conhecimentos, atitudes e habilidades. Quando há uma situação passível de avaliação cabe a empresa definir e validar um instrumento para avaliação por competências.1 Reconhecendo as competências que são exigidas pela instituição e aquelas que são expressadas pelos funcionários, através do gap ou lacuna poderão ser desenvolvidos estratégias para melhorar os resultados divergentes.2,3 **Objetivos: **Identificar as lacunas das competências gerenciais que são requeridas para cargo na instituição e as competências expressas pelos profissionais. **Metodologia: **Pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram coletados de maio a agosto de 2018, os resultados analisados por meio de estatística descritiva e análise do discurso do sujeito coletivo. Trabalho aprovado sob parecer nº 2.625.857 pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UNIOESTE. **Resultados: **Participaram da pesquisa 12 enfermeiros que ocupam cargos de supervisores, responsável pelo setor e coordenador de enfermagem da instituição hospitalar, (92%) dos entrevistados eram do sexo feminino. O tempo que trabalha no cargo varia de 2 meses até 7 anos, deste 67% fizeram especialização e 25% estão fazendo uma especialização, uns dos cursos feitos e procurado foi Gestão Hospitalar. Na análise do discurso do sujeito coletivo, obteve-se seis ideias centrais, que foram: Competência é ter experiência; Liderança democrática; Comunicação empática com a equipe de enfermagem; Busca pelo conhecimento; Ética; Competência em outros instrumentos gerenciais. **Conclusões: **Nota-se que o perfil dos profissionais que trabalham na instituição hospitalar é do gênero feminino, e que a grande maioria dos participantes fizeram ou estão fazendo especialização, contudo a procura por novos conhecimentos é constante para melhorar os serviços prestados por eles. **Contribuições para Enfermagem: **Através deste trabalho serão realizados treinamentos para melhorar as competências que obtiverem maiores lacunas no conhecimento e assim ter supervisores exercendo a sua função da melhor forma possível.


Referências:
1. Zarifian P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001. 2. Aued GK, Bernardino E, Peres AM, Lacerda MR, Dallaire C, Ribas EN. Competências clínicas do enfermeiro assistencial: uma estratégia para gestão de pessoas. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2018 set 7]; 69 (1): 142-149. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n1/0034-7167-reben-69-01-0142.pdf. 3. Brandão HP, Zimmer MV, Pereira CG, Marques F, Costa HV, Carbone PP, et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 390 graus. Rev Adm Publica [Internet]. 2008 [acesso em 2018 set 7]; 42 (5): 875-898. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n5/a04v42n5.pdf.