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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9091952


9091952

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIENCIA EM UMA ESF RIBEIRINHA, BELÉM DO PARÁ

Autores:
Remo Rodrigues Carneiro|remo.carneiro@gmail.com|enfermeiro|mestre|enfermeiro|universidade Federal do Pará ; Letícia Almeida de Assunção||acadêmico de Enfermagem|acadêmico|estudante|universidade Estadual do Pará ; Geovana do Rosário Ribeiro||acadêmico de Enfermagem|acadêmico|estudante|universidade Estadual do Pará ; Vitor Vila Real||acadêmico de Enfermagem|acadêmico|estudante|universidade Estadual do Pará ; Weslley do Vale Maia||acadêmico de Enfermagem|acadêmico|estudante|universidade Estadual do Pará ; Ana Caroline Guedes Souza Martins||enfermeiro|mestrando|enfermeiro|universidade Estadual do Pará

Resumo:
**Introdução:** Na disciplina Cuidado no Processo de Viver Humano/Condição Cirúrgica de Saúde-INT5204, os acadêmicos de enfermagem-AE desenvolveram o _Problem Basic Learning-_PBL1 sobre Segurança do Paciente/prevenção de lesões por pressão e de quedas. **Objetivo**: relatar o desenvolvimento do PBL. **Método: **relato de experiência sobre as vivências dos AE no desenvolvimento do PBL, realizado durante 2017, com a orientação das professoras da INT5204. Participaram 20 estudantes, divididos em dois grupos. Houve aula inicial para apresentação: PBL2; guia de resolução com os objetivos do estudo; dois casos clínicos; cronograma; avaliação final. Cada grupo escolheu um caso para estudar em quatro semanas. Houve orientação das professoras utilizando e-mail; Moodle; grupo de WhatsApp/contato telefônico. Semanalmente o grupo escolheu um coordenador e um relator. O relator postou no Moodle a síntese de cada semana. A conclusão do PBL foi apresentada em uma manhã de aula, quando AE e professoras avaliaram conteúdo/apresentação. **Resultados: **A cada semana foram designadas atividades entre membros do grupo, que fizeram uma imersão em estudo de artigos/livros, utilizando a internet para mediar as interações entre todos. Ser relator/coordenador favoreceu a experiência de liderar o grupo e de realizar a síntese dos estudos. **Conclusões:** O PBL oportunizou a solução de problemas redimensionando o contexto de ensino, proporcionando um ambiente motivacional. **c****ontribuições para a Enfermagem:** O PBL favoreceu a aprendizagem da avaliação por pares; autoavaliação, despertando uma atitude reflexiva sobre aprender com responsabilidade, compromisso/autonomia, definindo um profissional que promove cuidado de enfermagem efetivo, de qualidade.


Referências:
1. Neville, A. Problem-Based Learning and Medical Education Forty Years on. Medical Principles and Practice 18 (1): 1–9. doi:10.1159/000163038. PMID 19060483. 2009. 2. Knihs Neide da S. Metodologias ativas no ensino do cuidado de enfermagem perioperatoria. Curitiba. EDITORA CRV. 1ª Edição. 2017