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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9035763


9035763

CALENDÁRIO DE VACINA DA GESTANTE: análise da qualidade dos registros na caderneta.

Autores:
Lena Maria Barros Fonseca|lenabarrosf@gmail.com|enfermeira|doutora|professora de Graduação E Pós Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Luciene Rocha Garcia Castro|luciane77@msn.com|enfermeira|graduação|-|universidade Federal do Maranhão ; Milka Borges da Silva|milkaborges@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|-|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão ; Luana Cristina Melo de Oliveira|luana_cristinamelo@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|-|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão ; Kallyane Silva Mendes|kallyane.sm@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|-|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão ; Amanda Barros de Santana|lenabarrosf@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|-|estudante de Graduação|universidade Federal do Maranhão

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O trabalho em equipe, surge como uma estratégia para redesenhar os processos de trabalho e promover a qualidade dos serviços.(1) Dentre as ações do trabalho em equipe, estão as reuniões multiprofissionais nos serviços, que permitem o compartilhamento de informações, propiciando um processo participativo e interativo.(2) **OBJETIVO: **relatar a experiência da equipe com o “Intercâmbio Multiprofissional” para discussão de casos de pacientes pediátricos e suas famílias no contexto hospitalar. **METODOLOGIA: **as reuniões desenvolvidas às quartas-feiras, no turno matutino, na sala de passagem de plantão de uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino da Região Sul do país. Participam os profissionais vinculados ao setor (enfermeira assistencial, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutica, psicóloga, nutricionista e pediatras) e também, os da equipe de residência médica em pediatria e da multiprofissional em saúde da mulher e da criança. **RELATO DE** **EXPERIÊNCIA:** Em 2015 a equipe implementou a reunião multiprofissional, denominada de “intercâmbio”, coordenadas pela enfermeira e/ou assistente social. É um momento de integração entre os representantes de cada categoria, bem como, de troca de informações e experiências sobre os atendimentos realizados às crianças e suas famílias. Com o censo diário dos pacientes, são informados o nome, idade, diagnóstico médico, em seguida, são informadas as demandas resolvidas, e identificadas as necessidades e/ou encaminhamentos antes da alta hospitalar. A partir da discussão de cada caso, são planejadas em conjunto as novas ações. **CONSIDERAÇÕES FINAIS:**  No transcorrer das atividades foi possível identificar a importância deste espaço, o qual vem crescendo e se fortalecendo ao longo dos anos, com contribuições significativas para a assistência e o cuidado à criança/adolescente e sua família durante a hospitalização. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **É uma ferramenta tecnológica que deve ser utilizada e aprimorada pelos serviços, afim de favorecer o trabalho na perspectiva multiprofissional, sendo que o enfermeiro tem um papel fundamental como mediador deste processo.


Referências:
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília (DF): MS; 2010. Cardoso CG; Hennington EA. Trabalho em equipe e reuniões multiprofissionais de saúde: uma construção à espera pelos sujeitos da mudança. Trab. educ. saúde [Internet]. 2011 [cited 2018 Sep 10] ; 9(1): 85-112. Available from . http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000400005.