Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9025969


9025969

As Dificuldades dos Usuários Dependente de Insulinoterapia na Atenção Primária

Autores:
Nailza Aparecida dos Santos Souza|nailza.santos@hotmail.com|enfermagem|enfermeiro|funcionário Público da Saúde|faculdade Integrada Santa Cruz de Curitiba-faresc

Resumo:
Introdução: No Brasil verifica-se aumento das doenças crônicas não transmissíveis que podem comprometer a funcionalidade do idoso com consequente perda de autonomia e independência, resultando na necessidade de atendimento especializado. Políticas públicas como a Política Nacional de Saúde do Idoso visa garantir atenção integral à saúde dessa população ao incentivar uma assistência integral, levando em consideração as características peculiares da sua fase de senescência(1-2). Objetivo: Caracterizar a produção científica no quanto à prática profissional do enfermeiro na prestação de cuidados aos idosos. Metodologia: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS e BDENF incluindo artigos completos em português e inglês indexados nos últimos 5 anos. Resultados: Dos 7 artigos incluídos no estudo, 4 abordam a necessidade de uma assistência direcionada e especializada e recomendam capacitação e formação profissional. Os demais abordam: a integralidade do cuidado a partir de articulações organizacionais e de equipe; as competências necessárias para o atendimento especializado; e a importância da educação em saúde para o sucesso do tratamento. Conclusão: Percebe-se o despreparo entre a demanda de cuidado do idoso e a formação do enfermeiro relacionado à escassez de conhecimentos técnico-científicos gerontogeriátricos refletindo na vulnerabilidade do processo de trabalho do enfermeiro. Contribuições ou implicações para a enfermagem: Este estudo aponta a urgência na formação da equipe de enfermagem qualificada para assistência ao idoso além de reiterar a importância da prática profissional voltada à educação.


Referências:
1- Silva JAC; Almeida MHM. Orientações políticas e prática profissional em instituições de longa permanência para idosos. Estud. interdiscipl. Envelhec. 2018:18(1):119-35. 2- Sanguino GZ, et al. O trabalho de enfermagem no cuidado ao idoso hospitalizado: limites e particularidades. Rev Fund Care Online. 2018: 10(1):160-66.