Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9024659


9024659

PREVALÊNCIA E IMPACTO DA DOR NO PUERPÉRIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores:
Caroline Fernandes Caldeira|caroline.caldeira@usp.br|estudante|graduanda|estudante|escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo ; Marina Góes Salvetti|mgsalvetti@usp.br|professora|doutora|professora|escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** No ensino do cuidado perioperatório em enfermagem cada vez mais se tem utilizado metodologias ativas mediante espaço Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA)1,2. **OBJETIVO:** Relatar experiência sobre utilização de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da enfermagem perioperatória. **MÉTODO:** Relato de experiência de atividade _online_ para incitar reflexão dos estudantes de graduação em Enfermagem sobre a evolução das cirurgias. Para tal foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem _Moodle_. Os alunos assistiram dois trechos de filmes: “Quase Deuses” e “O físico”. A seguir, responderam questões sobre a evolução das cirurgias e a atuação da enfermagem no contexto perioperatório. Os alunos postaram suas respostas individualmente, em arquivo do tipo.doc ou .pdf, por meio da ferramenta ‘Atividade’. **RESULTADOS:** Participaram da atividade 27 alunos da quinta fase do curso de graduação em enfermagem da UFSC. Os estudantes evidenciaram a precariedade dos procedimentos cirúrgicos e a exposição do paciente que culminou em aumento das infecções e da mortalidade. O ambiente virtual de aprendizagem permitiu compartilhamento de materiais, execução de avaliações e aprendizado colaborativo. **CONCLUSÃO: **O _moodle_ permitiu aos estudantes acesso ao material didático e colaboração entre si através de fóruns. Os professores acompanharam e colaboraram no processo de ensino dos alunos, permitindo lhes protagonismo neste aprendizado. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** A utilização do _moodle _auxiliou o ensino e proporcionou reflexão aos educadores sobre suas práticas pedagógicas.


Referências:
1. Mozzaquatro MP, Medina DR. Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. Revista Novas Tecnologias na Educação. 2008; 6(2). 2. Penna JTC, Oliveira ER, Barbosa GAR. Apreciação da Usabilidade do Moodle: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Fundamental. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015). 712-721.