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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 9013596


9013596

POTENCIALIDADES DO USO DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ENFOQUE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores:
Samantha Reikdal Oliniski|saoliniski@yahoo.com.br|enfermeiro|mestre|professora|unifacear

Resumo:
INTRODUÇÃO - A motivação para esse estudo, surgiu da observação de atitude que tornou-se cultural entre os alunos, a propagação do CTRL+C/ CTRL+V no ensino do técnico de enfermagem. A democratização da Internet possibilitou, ampliou e diversificou o acesso as fontes, em contrapartida, tornou mais fácil a má conduta entre os estudantes tanto no ensino superior quanto no ensino médio. A apropriação de frases, palavras e até mesmo pensamentos de outros autores saiu dos campos científicos e hoje problematiza também o ambiente escolar, fazendo parte do cotidiano dos alunos e está presente em trabalhos, lições e outras atividades, cópias inteiras de outros trabalhos sem nenhuma indicação ou preocupação com a fonte original dos dados obtidos. OBJETIVOS - refletir sobre a prática da apropriação indevida de autoria por alunos de nível técnico na área de enfermagem. METODOLOGIA - O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura, com abordagem qualitativa, descritiva com busca na biblioteca online  Scielo nos periódicos Revista Brasileira de Enfermagem, Revista Escola Anna Nery e Revista Texto & Contexto - Enfermagem, foram estabelecidos como critérios de inclusão somente artigos publicados entre 2015 a 2017, em Português, completos, e que continham os descritores relacionados ao tema estudado no título ou no resumo. Foram selecionados 2 artigos que discutem a Educação Técnica em enfermagem, o uso das tecnologias atuais e as necessidades do discente no nível médio. CONCLUSÃO - Mediante a está pesquisa constatamos que a desonestidade durante o processo de formação reflete negativamente no perfil do profissional a ser formado, bem como o conhecimento desenvolvido a ser colocado na prática profissional, além da presença do dilema ético e moral.


Referências:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. GÓES F DOS SN DE, CÔRREA AK, CAMARGO RAA DE, HARA CYN. Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015;68(1):20–5. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672015000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=en 2. DUARTE CG, LUNARDI VL, SILVEIRA RS DA, BARLEM ELD, DALMOLIN G DE L. Moral suffering among nurse educators of technical courses in nursing. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(2):301–7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000200301&lng=en&tlng=en 3. ABRANCHES S. . O Que Fazer Quando Eu Recebo Um Trabalho Crtl C + Ctrl V ? Autoria , Pirataria E Plágio Na Era Digital : Desafios. In: 2o Simpósio hipertexto e tecnologias na educação - multiplicidade e ensino. 2008.