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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8965214


8965214

A INFLUÊNCIA DO DISCURSO MIDIÁTICO NO RETORNO DE DOENÇAS ERRADICAS NO BRASIL

Autores:
Daniela Carina dos Santos|dannyartseva@hotmail.com|acadêmico da Graduação de Enfermagem do 8º Período da Universidade Estácio de Sá, Campus Resende / Rj;|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Estácio de Sá ; Cristiane Cristina de Sousa Carvalho||acadêmico da Graduação de Enfermagem do 8º Período da Universidade Estácio de Sá, Campus Resende / Rj;|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Estácio de Sá ; Flávia de Fátima Fernandes de Freitas||acadêmico da Graduação de Enfermagem do 8º Período da Universidade Estácio de Sá, Campus Resende / Rj;|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Estácio de Sá ; Robson dos Santos Bertoldo||acadêmico de Direito|graduado Em Letras E Literaturas Em Língua Portuguesa|acadêmico de Direito|universidade Estácio de Sá ; João Marcelo de Jesus da Silva||professor. Mestre Em Linguística Aplicada|coordenador E Docente do Curso de Pedagogia. Universidade Estácio de Sá|coordenador E Docente do Curso de Pedagogia. Universidade Estácio de Sá|universidade Estácio de Sá,, Campus R

Resumo:
**Objetivo:** Descrever o alcance do Programa Saúde na Escola em Vitória de Santo Antão-PE, no ano de 2016. **Métodos:** Estudo de avaliação baseado em informações de fonte documental das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Municipal de Saúde. O direcionamento do modelo RE-AIM foi utilizado para se obter o indicador alcance (Reach) definido como a relação entre o número de pessoas/instituições que participaram pelo número de pessoas/instituições elegíveis para participar. Foi obtido o alcance geral  do PSE e de suas ações no município, assim como por nível de gestão e zona de localização geográfica das escolas e de acordo com componentes e temática trabalhadas.  O alcance foi classificado como Excelente quando o indicador atingiu entre 0,81 e 1,0; Bom de 0,61 a 0,80, Regular de 0,41 a 0,60 , Ruim de 0,21 a 0,40 e Muito Ruim se ≤ a 0,20. **Resultados**: No ano estudado existiam 74 escolas das quais 23 realizaram pelo menos uma atividade inerente ao PSE. De forma geral o alcance do programa no município foi Ruim (0,36) entretanto presentou-se como Bom e Excelente para os componentes I e II respectivamente, entretanto, Regular e Ruim nestes componentes quando observado por localização e gestão. Em relação as temáticas trabalhadas o alcance variou entre ruim e muito ruim para as escolas da zona rural em todas as localizações e gestão. Conclusão: O resultado desvela um panorama incoerente do desdobramento das atividades do programa saúde na escola no município estudado, uma vez as ações pactuadas não foram realizadas a contento nas escolas cadastradas. **Implicações para Enfermagem: **A ampla inserção do enfermeiro em ações de promoção da saúde na escola é de fundamental importância na articulação saúde e educação, para o combate das vulnerabilidades que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.


Referências:
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