8913773 | ORIENTAÇÃO SOBRE OS TESTES RÁPIDOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Jackeline de Oliveira Castro|jack.olivercastro@hotmail.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Fernando Lobão Camelo Silva|fernando.ibao@gmail.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Paulo Victor Amorim Silva|paulo.victor.amorim@outlook.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Mônica Oliveira Silva Barbosa|oliveira.monica29@hotmail.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Vanessa de Sousa Silva|vanessasousa17@hotmail.com|acadêmico|acadêmico|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Ariadne Siqueira de Araújo Gordon|ariadelle@hotmail.com|docente|mestre|docente de Enfermagem|universidade Federal do Maranhão |
Resumo: INTRODUÇÃO: A educação continuada (EC) é um conjunto de práticas educativas
contínuas, destinadas ao desenvolvimento, que provoca mudanças de atitudes e
comportamentos nas áreas cognitivas e psicomotoras do ser humano, provocando
uma alteração nas suas práticas. Para melhorar a educação no ambiente de
trabalho é necessário um incentivo aos profissionais, percebe-se que a
insatisfação em não saber aplicar as técnicas corretas implica em uma
assistência falha. As transformações tecnológicas, as necessidades de
implementação de técnicas atualizadas e a criatividade no local de trabalho
onde estará sendo atualizações frequentes. É essencial então, que haja
programas que desenvolva uma educação continua para melhora na assistência
prestada a população, é vital que o enfermeiro assuma a responsabilidade de
implantar uma EC na sua equipe favorecendo a qualidade da assistência
prestada.
OBJETIVO: Analisar a Educação Continuada aplicada em um hospital de grande
porte na região central do Brasil.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal de aspecto descritivo. Os dados
serão coletados em unidades hospitalares, no período compreendido entre
fevereiro de 2019. Os participantes serão recrutados por meio do acesso aos
cadastros administrativos, posteriormente será elaborado um banco de dados dos
funcionários cadastrados nas unidades hospitalares e catalogados em ordem
alfabética e números arábicos. O presente estudo será encaminhado para o
Comitê de Ética em Pesquisa via Plataforma Brasil. A pesquisa seguirá todas as
normas estabelecidas pela Resolução nº466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
HIPÓTESE: A educação continuada é aplicada de forma efetiva de modo que os
profissionais tenham uma qualificação caracterizada por uma boa qualidade e
atualizações embasadas em técnicas e fundamentação teórica, proporcionando uma
assistência mais qualificada aos clientes.
NOTA PRÉVIA: Portanto, a educação continuada aplicada em um âmbito hospitalar
é de essencial importância na equipe de enfermagem, atendendo a demanda da
unidade e qualificando os profissionais, trazendo melhoria na assistência.
Referências: RODRIGUES, M.A. Educação continuada em enfermagem de saúde pública. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo. p: 129-140. 1984
DAVIM, R.M.B.; TORRES, G.V.; Santos, S.R. Educação continua em enfermagem: conhecimento, atividades e barreiras encontradas em uma maternidade escolar. Rev. Latina-Am. Enfermagem v.7 n.5 Ribeirão Preto dez. 1999. |