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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8911431


8911431

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM RELACIONADO À CIRURGIA BARIÁTRICA EM UM HOSPITAL DE ENSINO

Autores:
Danielli Rafaeli Candido Pedro|danirafaeli@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Gerenciamento de Enfermagem|mestranda Em Enfermagem|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Daiana Tais R. dos Santos|daianatais_2@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Gerenciamento de Enfermagem|enfermeira Assistencial No Hospital Universitário do Oeste do Paraná|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Nelsi Salete Tonini|nelsitonini@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná|universidade Estadual do Oeste do Paraná ; Débora Cristina Ignácio Alves||enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná|universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo:
**Introdução**: A modalidade de residência multiprofissional, caracteriza-se como uma modalidade de ensino _lato sensu_, alicerçado nos princípios e diretrizes do SUS(1). Na atenção à saúde de Curitiba-Paraná, o enfermeiro conta com várias áreas de especialização, uma delas é o Programa de Residência de Enfermagem em Urgência e Emergência, com duração de dois anos. Este programa, dispõe de seis cenários da prática da Rede de Urgência e Emergência com destaque para o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). **Objetivo**: Relatar a experiência do enfermeiro residente em estágio no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APHM). **Método**: Relato de experiência de enfermeiros residentes do Programa da Residência de Enfermagem em Urgência e Emergência da Faculdades Pequeno Príncipe vinculado com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, sobre o período de estágio prático supervisionado por preceptoria, desenvolvido na Unidade de Suporte Avançado (USA) no SAMU em 2018. **Resultados**: A inserção do residente neste cenário ocorre no segundo ano da residência, com um período de permanência na prática de quatro meses. Os residentes acompanham os enfermeiros assistenciais e conhecem as competências e as atribuições deste profissional. Observam as rotinas administrativas e estruturais do SAMU. E principalmente, participam de atendimentos frente a pacientes críticos em diversos contextos. Vivenciam a atuação com a equipe multiprofissional, sendo que a USA é tripulada por condutor/socorrista e médico. Evidenciam a evolução dos pacientes frente a assistência pré-hospitalar precoce. E ainda, compreendem as diferenças entre o atendimento pré e intra-hospitalar. **Conclusão**: O estágio contribui para a formação do enfermeiro residente e para o entendimento da complexidade do SAMU.  Possibilita observar a necessidade de inserção desse estágio também durante a graduação. E principalmente, contribui para a integração do ensino-aprendizagem no APHM.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Educação. Secretária de Educação Superior. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Resolução nº 2 de 13 de abril de 2012. Diário Oficial da União, 16 de abril de 2012.