Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8892752


8892752

CAPACIDADE FUNCIONAL E ESTILO DE VIDA DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE IVATUBA PR

Autores:
Mariliane Aparecida Guimarães|mari.guima369@gmail.com|graduação Em Enfermagem|graduação|estudante|faculdade Adventista Paranaense

Resumo:
Introdução: A rede de saúde materno-infantil brasileira destaca-se em regiões de fronteira, por proporcionar cobertura em todo o período gravídico- puerperal, pautada nos princípios do SUS.  Entende-se que é premente a ideia da investigação de sistemas de saúde de fronteira, de forma a observar a saúde de crianças e mulheres como indicador de qualidade do sistema de saúde e indicador social para o desenvolvimento humano e sustentável entre países1. O município brasileiro de Tabatinga, localiza-se no Amazonas e possui fronteira com Letícia e Santa Rosa, caracterizando a Tríplice Fronteira entre Brasil/Colômbia/Peru, respectivamente. A adesão à Rede Cegonha ocorreu em 2011, entretanto as principais mudanças na saúde materno-infantil foram vistas a partir de 2014, com a inauguração da maternidade, que se tornou referência na região. Objetivo: Caracterizar o perfil de atendimentos realizados em 2017 em uma maternidade na Tríplice Fronteira do Amazonas. Metodologia: Trata-se de estudo transversal, com abordagem quantitativa sobre a assistência à saúde materno-infantil no município de Tabatinga. Realizou-se análise dos dados secundários, referentes aos 2.141 atendimentos realizados no ano de 2017. Resultados: Observou-se maior percentual de internações para assistência ao parto normal (42,27%), seguido dos partos cesáreos (29,52%). Em relação as cesarianas, verifica-se percentual máximo de 48%, e menor de 33%, valores acima dos recomendados pela OMS2. Por se tratar de região de vulnerabilidade social, com desafios geográficos e estruturais, os casos mais complexos são encaminhados para unidades de referência estadual, nesse caso 60% das transferências obstétricas e neonatais ocorreram para as maternidades de Manaus e 40% para o Hospital de Guarnição do Exército, unidade que atua de maneira suplementar ao SUS. Referente ao local de origem das parturientes, verificou-se que 80,68% residiam em Tabatinga, 13,58% em municípios próximos, na região do Alto Solimões, 4,6% no Peru e 1,18% na Colômbia. Conclusão: Entende-se que a análise dos indicadores de saúde maternos e neonatais em regiões de fronteira, auxilia a quantificação e compreensão dos fenômenos ocorridos em vários níveis da sociedade que reside e transita nesse território. Contribuições para a enfermagem: A caracterização da assistência nessa região irá auxiliar o planejamento de estratégias que proporcionem o atendimento fundamentado nas recomendações e diretrizes ministeriais, além de fortalecer a atuação dos profissionais de enfermagem que atuam nessa área.


Referências:
1. Levino A, Carvalho, EF. Análise comparativa dos sistemas de saúde da tríplice fronteira: Brasil/Colômbia/Peru. Rev. Panam. Salud Públ. 2011; 30 (5): 490–500. 2. OMS, Organização Mundial da Saúde. Declaração da OMS sobre taxas de cesáreas. Genebra: OMS, 2015.