Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8865481


8865481

Efeito da Simulação no Conhecimento dos Estudantes de Enfermagem sobre Ressuscitação Cardiopulmonar

Autores:
Andressa de Oliveira Hespanhol|andressahespanhol.ah@gmail.com|estudante|acadêmico|estudante|universidade Federal do Rio de Janeiro ; Regina Marcia Cardoso de Sousa|via@usp.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica Universidade de São Paulo|universidade de São Paulo ; Lorene Soares Agostinho|loreneagostinho@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira|especialista Em Cuidados Intensivos|universidade Federal do Rio de Janeiro ; Caio Guilherme Silva Bias|caioguilherme_93@hotmail.com|enfermeiro|enfermeiro|enfermeiro|instituto Nacional de Cardiologia

Resumo:
**Introdução:** A _internet_ vem facilitando a divulgação de diversos conhecimentos. O site _YouTube_ é um bom exemplo de sitio de divulgação de conhecimentos, muitas vezes utilizados na saúde. Entretanto, nem sempre os conhecimentos compartilhados apresentam o rigor científico necessário.  Vídeos apresentando a punção de cateter totalmente implantado é um exemplo de conteúdo compartilhado. **Objetivo:** identificar nos vídeos compartilhados no site _Youtube, _entre 2014 e 2018, o número de vídeos que apresentam os materiais e as etapas técnicas para punção de cateter totalmente implantado. **Metodologia:** estudo descritivo que utilizou para buscas (realizadas em 5 e 30/04/2018) os termos: punção cateter totalmente implantado e _port a cath access. _Foram incluídos vídeos na linguagem verbal, escrita ou imagem visual, nos idiomas português e inglês, que apresentassem os materiais e as etapas técnicas do procedimento. Foram excluídos vídeos com a técnica apresentada por pacientes. Os dados extraídos foram: nome do vídeo, número de acessos, tempo de duração, responsável pela postagem, data da publicação, descrição da técnica de punção. A análise incluiu submissão dos achados às medidas de frequência e à análise comparativa (ainda não concluída). **Resultados:** a busca levou a seleção inicial de 4.949 vídeos, foram incluídos no estudo 17 vídeos (nove a partir do descritor em português e 14 do inglês). Os vídeos do idioma inglês são em número maior e apresentam maior detalhamento técnico. **Conclusões:** muitos vídeos são compartilhados, mas a grande maioria não apresenta o rigor científico necessário para a segurança do paciente. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** o uso dos vídeos compartilhado na _internet_, apresentando a técnica de punção de cateter totalmente implantado devem ser devidamente selecionados para auxílio na formação dos profissionais, e profissionais sem capacitação não devem utilizá-los como orientador para a punção sem treinamento adequado prévio.


Referências:
1. Guideline: Totally implantable central venous access ports. Disponível em: . Acesso em 05 abr 2018