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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8836488


8836488

Formação do enfermeiro: um olhar para o cuidado da pessoa idosa na Atenção Básica

Autores:
Danielly Santos dos Anjos Cardoso|danielly.anjos@esenfar.ufal.br|enfermeira|mestre|professora Assistente|universidade Federal de Alagoas - Ufal ; Priscila de Oliveira Cabral Melo|priscila.cabral@live.com|enfermeira|mestre|professora|universidade Federal de Alagoas - Ufal ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral|nainacalheiros2@gmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde da Família Na Modalidade Residência|estudante de Pós-graduação - Mestrado|universidade Federal de Alagoas - Ufal

Resumo:
**Introdução:** Projetos Políticos Pedagógicos norteiam os Programas de Residência Multiprofissional, direcionando objetivos e caminhos que deverão ser compromissos entre os sujeitos envolvidos: instituições, docentes e discentes. A educação problematizadora é um esforço permanente, através do qual os homens vão percebendo, criticamente, como estão sendo no mundo com que e em que se acha (1). **Objetivos:** Analisar a dimensão de aprendizagem problematizadora da perspectiva Freiriana nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Programas de Residência de Enfermagem em atenção à saúde da pessoa idosa. **Metodologia: **Pesquisa documental, descritiva, de abordagem qualitativa. Após identificação das Instituições de Ensino Superior com vagas em Programas de Residência de Enfermagem em atenção à saúde da pessoa idosa, a busca foi direcionada através dos links, para os conteúdos dos Projetos Políticos Pedagógicos das respectivas instituições. A coleta de dados ocorreu entre março e maio de 2017. A análise foi através dos marcadores analíticos elaborados conforme a dimensão problematizadora Freiriana: problemas e suas derivações, prática contextualizada, pensar-agir-pensar, reflexão/ação, metodologias ativas, tutoriais, PBL, cases ou casos para resolução, questão-problema. **Resultados:** Dos 19 Programas de Residência em Enfermagem na atenção a saúde do idoso, doze enviaram os projetos e 07 não responderam aos chamados para participarem deste estudo. A problematização esteve presente em todos os projetos selecionados. **Conclusão:** A dimensão problematizadora busca a revalorização da experiência e da cultura dos trabalhadores, uma vez que estimula a produção do conhecimento em função dos problemas da prática.  **Contribuições para enfermagem: **A dimensão problematizadora fortalece o processo de ensino-aprendizagem do enfermeiro, através da troca de saberes construídas no processo formativo.


Referências:
1. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2016.