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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8799368


8799368

Nível de conhecimento da pessoa com transtornos relacionados a substâncias ao tratamento medicamentoso.

Autores:
Camila Bonfim de Alcantara|cbalcantara47@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica Cnpq|universidade Federal do Paraná ; Fernanda Carolina Capistrano|fernanda_capistrano@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem Em Saúde Mental|doutoranda de Enfermagem|universidade Federal do Paraná ; Aline Cristina Zerwes Ferreira|alinezerwes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem Em Saúde Mental|doutoranda de Enfermagem|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**INTRODUÇÃO:**A universidade estimula o aprendizado por meio do tripé ensino – pesquisa – extensão. Assim, nota-se a importância da criação das ligas acadêmicas, para a formação estudantil. Esses projetos disseminam conhecimento para a sociedade, utilizando variadas formas, por exemplo, a educação em saúde¹. **OBJETIVO:**Descrever a criação e as ações da Liga Acadêmica de Neonatologia e Pediatria (LANEP).**MÉTODO:** Trata se de um relato de experiência acerca da criação e das atividades da LANEP, fundada em setembro de 2017. A liga desenvolve ações de promoção e educação em saúde em maternidades, ambulatórios, creches e shoppings. Esta é composta por duas professoras orientadoras e catorze acadêmicos de enfermagem, entre o 3° e o 8° semestre, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este projeto é vinculado à Pro Reitoria de Extensão CP.2017.PJ.375 e ao Departamento de Enfermagem da UFC. Os integrantes dividem-se em cargos, sendo eles (presidente, vice-presidente, comunicação, financeiro, secretaria, extensão, pesquisa e ensino).**RESULTADOS:** Inicialmente, após a aprovação do projeto, foi realizado um evento de inauguração para a comunidade acadêmica sobre  promoção da saúde infantil. Desde então, a LANEP desenvolve capacitações internas para os integrantes e atividades de extensão abordando temáticas que envolvem desde a prevenção de acidentes até os cuidados com o bebê. **CONCLUSÃO:** É fundamental estratégias de educação para a formação complementar dos acadêmicos, visto a necessidade de repassar o conhecimento aprendido no ambiente universitário à comunidade. **CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **As ações de extensão permitem transmitir o conhecimento dos estudantes de graduação para a sociedade.


Referências:
Costa DVS, Bezerra KC, Alves NP, Façanha MC, Evaristo AO, Luna MCS. Extensão Universitária na Promoção da Saúde. Rev.Ciênc. Ext. 2015;11(1): 25-31. [cited 2018 aug 08].Availablefrom: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p143.