Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8757681


8757681

PERSPECTIVAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DO RECONHECIMENTO E DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores:
Ariane da Silva Pires|arianepires@oi.com.br|enfermeira|enfermeira. Mestre Em Enfermagem - Ppgenf/uerj.|professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica.|universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo:
Introdução: A motivação para o desenvolvimento deste trabalho surgiu a partir da participação no Curso de Preceptoria do Sistema Único de Saúde (SUS), idealizado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Instituições de Educação Superior(1). Esse curso foi desenvolvido considerando a necessidade de fortalecimento das políticas no âmbito da formação em saúde, vislumbrando a qualificação da preceptoria como fator crítico no êxito da articulação entre trabalho e educação(2,3). A participação no curso e, por conseguinte, a vivência em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, motivou a construção de uma estrutura de referência teórica que pudesse contribuir para o processo de construção, acompanhamento e avaliação dos portfólios. Objetivo: apresentar uma proposta para sistematização do processo de construção do portfólio reflexivo na formação profissional do enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da construção de uma estrutura de referência teórica, desenvolvida no segundo semestre de 2017. Resultados: Essa estrutura de referência está organizada em quatro fases interconectadas e que se retroalimentam simultaneamente: Encomenda do portfólio, Acompanhamento do processo de construção, Devolutiva ou feedback e Construindo novos significados. Essa proposta considera, ainda, as inter-relações entre os estudantes e seus professores, profissionais dos cenários de práticas, usuários e outros estudantes(4,5). Conclusões: Considera-se que esse modelo pode potencializar a compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem de modo ampliado, situando-o em relação às fases que irá vivenciar e a intencionalidade educativa de cada uma delas, de modo sistematizado, sequencial e lógico no processo de ensino-aprendizagem. Contribuições para a Enfermagem: Observa-se que a utilização do portfólio gera dúvidas e inquietudes, especialmente pela possibilidade de autonomia do estudante em sua elaboração e necessidade da escrita crítica e, nesse sentido, esta sistematização possui potencial para repensar a sua construção como instrumento de aprendizagem para estudantes e professores.


Referências:
IEP. IEP/HSL. Preceptoria no SUS: caderno do curso 2017. São Paulo: Hospital Sírio Libanês; Ministério da Saúde; 2017. Lima VV. Processo ensino-aprendizagem. O Curso de Especialização em Preceptoria no SUS. In: IEP/HSL. Preceptoria no SUS: caderno do curso 2017. São Paulo: Hospital Sírio Libanês; Ministério da Saúde; 2017a. Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface Com. Saud. Educ. 2017b; 21(61): 421-434. Cotta RMM, Costa GD. Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface Com. Saud. Educ. 2016; 20(56): 171-183. Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Ciênc. saúde coletiva. 2013; 18(6): 1847-1856.